Associação Pais e Amor será centro de referência para autistas em Cachoeirinha

Associação Pais e Amor será centro de referência para autistas em Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade

 

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha (Pais e Amor) e a Prefeitura de Cachoeirinha assinaram na segunda-feira, 22 de abril, o convênio do TEAcolhe, programa do Governo do Estado que cria centros de referência para o atendimento de pessoas com autismo.

Continua Depois da Publicidade

A partir de 3 de junho, autistas encaminhados pela regulação do Estado passarão a ter atendimento de assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, musicoterapeuta, psicopedagogo e médico. Além de Cachoeirinha, serão atendidos pacientes de Gravataí e Glorinha.

Segundo a presidente da Pais e Amor, Cátia Medeiros, essa é mais uma grande conquista, possível após a inauguração da sede da entidade, em fevereiro. “O objetivo da associação é o trabalho de qualidade. Vamos continuar com os projetos que já realizamos para as mais de 400 famílias e agora também abrimos espaço para as cidades da região. O TEAcolhe não é um benefício para a associação, mas para a comunidade. Se depender de nós vai ser feito com a maior qualidade e amor”, afirma.

Continua Depois da Publicidade

A Pais e Amor será responsável pela gestão dos atendimentos, mas os pacientes que atendidos serão encaminhados pela Central de Regulação do Governo do Estado. “Importante salientar que é um atendimento via SUS, daqueles que passaram pelo atendimento nas unidades de saúde e aguardam na regulação do Estado. Vamos conseguir atender com qualidade aqueles que tanto precisam”, explica a secretária de Saúde de Cachoeirinha, Bianca Breier.

Atendimento especializado

Continua Depois da Publicidade

O TEAcolhe terá uma equipe técnica exclusiva para o atendimento da microrregião. Silas Ferraz, fonoaudiólogo e coordenador técnico, explica que as equipes que trabalharão no programa estão em fase de contratação. “Quando recebemos o convite para sediar o TEAcolhe foi uma surpresa, mas é um desafio que é o nosso sonho. Ter este programa aqui na nossa sede vai abrir portas não só para a Pais e Amor, mas também para os atendimentos aos autistas. Quiçá sejamos, em breve, uma referência para a região”, almeja.

O objetivo do atendimento no TEAcolhe é proporcionar para aqueles que já possuem o diagnóstico terapias, com prazo de duração definido pelos profissionais envolvidos.

Continua Depois da Publicidade

O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem, celebra a chegada do programa à cidade.  “Entregar uma política de qualidade mexe com os nossos corações. Que sejamos em breve referência. É um momento muito especial para a nossa cidade”, frisa.

*Com informações e foto da jornalista Diléa Fronza / Pais e Amor.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em Gravataí

Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em…

  No próximo sábado, 20 de abril, a Associação Novo Horizonte  irá promover a 7ª edição da Caminhada de Conscientização pelo…
Formação e estratégias para alfabetização no TEA será pauta de evento em Cachoeirinha

Formação e estratégias para alfabetização no TEA será pauta…

  No dia 27 de abril, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha (Pais e Amor) irá promover…
Associação de Cachoeirinha promove Corrida de Conscientização pelo Autismo

Associação de Cachoeirinha promove Corrida de Conscientização pelo Autismo

  Estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida de Conscientização pelo Autismo da Associação Pais e Amor. Com o apoio…