Associação Comercial de Cachoeirinha vai inaugurar nova sede e ampliar projetos

Associação Comercial de Cachoeirinha vai inaugurar nova sede e ampliar projetos
Continua Depois da Publicidade

 

As lutas continuam e com grande otimismo de vitória, embora se reconheça que as batalhas serão desafiadoras. É o que revelou a presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC), Marisete Valim Dias Marques, em entrevista ao Giro de Gravataí. Em conversa com a reportagem sobre as projeções da entidade para este ano, ela relatou algumas das ações já programadas pela diretoria para fomentar o desenvolvimento do comércio na cidade, o que impacta também no cenário econômico da região. Reeleita para o segundo mandato à frente da instituição, a empresária conta ainda que 2024 será um ano histórico para a ACC, que vai inaugurar sua nova sede, na Vila City.

Continua Depois da Publicidade

Atualmente, a instituição possui cerca de 500 associados e está engajada em apoiar os comerciantes em suas demandas em prol de qualificação e crescimento nos negócios. A ACC é responsável pela organização de vários projetos com ênfase no aprimoramento do comércio local, visibilidade aos estabelecimentos e oportunidades de networking. Além disso, participa de mobilizações contra medidas governamentais que possam prejudicar o setor comercial, que ainda se recupera dos efeitos da pandemia e, em episódios recentes, teve grandes prejuízos por causa de eventos climáticos.

“Será um ano desafiador, não só para a entidade, mas para as empresas em geral, que ainda estão se reerguendo, lutando para sobreviver”, comenta Mari Valim, acrescentando que em pesquisa após o temporal de janeiro, que devastou a cidade, foi constatado que 35% dos associados tiveram mais de R$ 20 mil de prejuízos. “Apesar das dificuldades, podemos dizer que começamos o ano com uma vitória: participamos de um movimento forte para derrubar o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). E conseguimos! O Governo do Estado retirou o projeto”, salienta.

Continua Depois da Publicidade

Contudo, a presidente da associação aponta que agora o foco é outra mobilização na tentativa de reverter o aumento de impostos sobre itens que compõem a cesta básica. A previsão é de que o decreto para esta medida passe a vigorar em abril. “Estamos trabalhando junto a outras entidades para que haja uma sensibilização, diálogo para que as empresas não sofram o aumento nesse momento”, frisa. A empresária reforça que, no cenário atual, a elevação de impostos seria prejudicial aos comerciantes e consumidor final, interferindo, assim, na cadeia produtiva.

Segundo Mari, reuniões estão sendo realizadas com a finalidade de obter apoio à causa. Recentemente, o tema foi discutido na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Também estão previstas agendas com deputados estaduais e é planejada uma audiência com o governador Eduardo Leite.

Continua Depois da Publicidade
Atualmente, cerca de 500 empresas são associadas à instituição.

Apesar da apreensão do empresariado quanto a investimentos significativos este ano, devido às eleições, a ACC estima que os proprietários continuarão em busca de incremento nos negócios. E, nesse sentido, a instituição presta assistência através de iniciativas como a Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha (FniC) e a Jornada Empreendedora, entre outras.

Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha

Continua Depois da Publicidade

A FniC é promovida pela ACC em conjunto com o Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC) e a Prefeitura. O evento chegará a quarta edição em maio, mês de aniversário do município. Conforme Mari Valim, o evento vem crescendo a cada ano e se tornou um modelo para outras cidades. Em 2024, a feira reunirá em torno de 130 expositores e tem uma expectativa de público superior a 10 mil pessoas. A presidente da associação antecipa que ainda este mês será definida a programação de palestras da FniC, que ocorrerá no CIC.

Jornada Empreendedora

Continua Depois da Publicidade

A ACC conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) na realização da Jornada Empreendedora. Trata-se de um programa de qualificação com o propósito de preparar os comerciantes para enfrentar situações de crise e se organizar para planos de expansão dos negócios. A ação contempla empresas selecionadas após inscrições. Os gestores participam de atividades entre abril e novembro. No ano passado, a iniciativa beneficiou mais de 30 estabelecimentos e, em 2024, a meta é ampliar este número.

Marcas em Destaque

Em 2024, outros projetos de sucesso na ACC devem ter continuidade, caso da premiação Marcas em Destaque. O tradicional reconhecimento às empresas mais lembradas pela população de Cachoeirinha através de votação popular é entregue em outubro. São premiadas organizações de 60 segmentos, definidos de acordo com a representatividade no município.

Continua Depois da Publicidade
Da atual sala de reuniões da ACC é possível ver a futura sede.

Sonho da nova sede será realizado em breve

Com muita alegria, a presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha destaca que a obra da nova sede está na reta final. Os trabalhos evoluíram bastante nos últimos meses e a data prevista para inauguração é 4 de abril. Mari aponta que a construção foi viabilizada com doações. O investimento total vai ultrapassar R$ 2 milhões. A obra, iniciada há cerca de 10 anos, é considerada um sonho para a diretoria e associados, que vão dispor, em breve, de uma ampla estrutura.

Nas novas dependências, a ACC, que vai completar 42 anos, poderá qualificar o atendimento à população, com espaço mais moderno e confortável. O prédio terá um auditório com capacidade para 120 lugares, o que oportunizará a maior participação de associados nos eventos. O local abrigará ainda o polo da Faculdade do Comércio (FAC-RS), cuja instalação em Cachoeirinha surgiu a convite da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA). “Ficamos muito felizes, pois esse é um reconhecimento à atuação de nossa entidade. Fomos a primeira instituição da Região Metropolitana convidada para receber um polo da FAC”, afirma Mari.

O lançamento da unidade ocorreu em 2023 e desde então a ACC orienta interessados nos cursos, desenvolvidos na modalidade EAD. Para atendimento presencial sobre a FAC, o endereço é Avenida Flores da Cunha, 1320, 3º andar. Também é possível obter informações no site da faculdade.

Implantação de estacionamento rotativo na Av. Flores da Cunha é demanda dos comerciantes.

Demandas do comércio local

Em pauta na ACC este ano também estarão demandas do comércio local. De acordo com a presidente Mari Valim, são várias as necessidades relatadas pelos comerciantes. Entre as mais urgentes, ela cita a implantação de estacionamento rotativo na Avenida Flores da Cunha e a conclusão do calçamento na via.

A empresária ressalta que o estacionamento rotativo é uma reivindicação antiga, visto que a principal avenida da cidade concentra grande parte dos estabelecimentos comerciais de Cachoeirinha e a não cobrança prejudica o movimento nas lojas. “Sabemos, por exemplo, que muitos deixam os carros estacionados na avenida o dia inteiro e vão trabalhar de ônibus em Porto Alegre”, diz. Sem lugar para estacionar, várias pessoas desistem de ir às compras na região, explica a administradora, que é proprietária da Aquarela Escola de Educação Infantil.

Mari argumenta que as condições das calçadas é outro fator que interfere na movimentação do comércio, conforme os próprios empreendedores. Contudo, ela indica que o serviço para calçamento foi retomado pelo Município, o que gera melhores perspectivas aos comerciantes.

Além dessas demandas, a presidente da ACC alerta que pautas regionais recebem atenção. Exemplifica com o projeto da Rodovia do Progresso (ERS-010), que cruzará cidades da região, sendo Cachoeirinha o município com maior extensão (aproximadamente nove quilômetros de rodovia) e com as mobilizações para que não haja pedágio na ERS-118.

Fotos: Priscila Milán/Giro de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Tinga será um dos palestrantes da Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha

Tinga será um dos palestrantes da Feira de Negócios…

  Falta pouco mais de um mês para a Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha 2024 (FniC 24), a maior…
Feirão de Empregos em Cachoeirinha ofertará vagas na indústria, comércio e serviços

Feirão de Empregos em Cachoeirinha ofertará vagas na indústria,…

  Na próxima segunda-feira, 25 de março, ocorrerá mais uma edição do Feirão de Empregos em Cachoeirinha. Promovido pela Prefeitura e…
Cachoeirinha ganhará polo educacional da Faculdade do Comércio

Cachoeirinha ganhará polo educacional da Faculdade do Comércio

  Nesta sexta-feira (15), a Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC) fará o lançamento do polo da Faculdade do Comércio (FAC), no…