Artista de Gravataí apresenta danças típicas do Brasil em festivais na Itália

Artista de Gravataí apresenta danças típicas do Brasil em festivais na Itália
Continua Depois da Publicidade

 

Há mais de 25 anos, estar no palco é alegria, emoção e orgulho para a gravataiense Silvana Maciel, uma multiartista que leva consigo, onde for, o amor pela cultura afro-brasileira. Seja dançando, cantando ou interpretando, Sil, como é conhecida, esbanja carisma e talento, além de mostrar o quão belas são as manifestações artísticas em todas as regiões do país. Desde o início de agosto, a artista está na Itália com o Grupo de Danças Folclóricas Andanças, do qual faz parte desde 2019. Ela participa de uma série de apresentações com a finalidade de mostrar um pouco das danças típicas do Brasil.

Continua Depois da Publicidade
Sil Maciel integra o Grupo de Danças Folclóricas Andanças. Foto: Divulgação

Os bailarinos gaúchos participaram, de 4 a 9 de agosto, do 28º Encontro Internacional de Folclore em Taurano, edição que também reuniu dançarinos da Colômbia, Equador, França, Estados Unidos, África do Sul e Nova Zelândia. Desfile na rua e apresentação em frente à Igreja de Saint Michael, que fica em Anacapri, na Ilha de Capri, fizeram parte do roteiro.

Desde a quinta-feira (10/8) passada, o Grupo Andanças integra a programação do Figulinas Festival in Tour, através do qual shows e desfiles (semelhante ao Carnaval do Brasil) ocorrem diariamente em algumas cidades da região da Sardenha: Florinas, Villanova Monteleone, Budoni, Ottana e Sorgono.

Continua Depois da Publicidade
Apresentação como passista no Figulinas Festival in Tour, na região da Sardenha. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sil Maciel, que ficará na Europa até o próximo domingo (20/8), está contente com a oportunidade de apresentar um pouco da cultura de diferentes cantos do Brasil no exterior. Na Itália, os dançarinos abrilhantaram os eventos com performances de forró, xaxado, danças gaúchas, chula, maracatu, maculelê, carimbó e samba. “Estou muito feliz em poder representar o nosso Brasil no exterior, mais uma vez! A arte já me levou a outros países, como Chile, Espanha e Uruguai. Aprender outras culturas, trocar conhecimentos e mostrar um pouquinho do que é o nosso país através da dança é lindo, assim como ver que nosso país é amado na Europa!”, salienta.

A gravataiense é formada em Educação Física e atua como educadora social, além de desenvolver projetos em parceria com a irmã, a também artista Silvia Maciell. Na carreira artística, Sil conquistou premiações, como dois troféus Açorianos de Dança e títulos de beleza.

Continua Depois da Publicidade
Gravataiense também está curtindo as belas paisagens da Itália. Foto: Divulgação

Arte em família

Um dos projetos de Silvana e Silvia é o espetáculo “Renovação negra, sim”, que será apresentado no Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241), no dia 31 de agosto, às 14h, com entrada franca. Agendamentos podem ser feitos através do e-mail [email protected].

Continua Depois da Publicidade
Irmãs artistas: Silvana e Silvia. Foto: Divulgação

Na peça, uma menina negra chamada Dandara tem a mãe como referência, mas também seu anjo da guarda, Ori. Sua melhor amiga é Naty, uma garotinha loira que ama o balé e às vezes não respeita Dandara como deveria. O espetáculo alerta quanto ao preconceito racial, por meio de um olhar sensível e empático. “Os personagens conduzem a ação rumo a uma jornada de entendimento, reflexão e correção de posturas e atitudes não inclusivas”, explicam as produtoras.

“Renovação negra, sim” também será atração em Porto Alegre, na Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, no dia 28 de setembro, e no Sesc Alberto Bins, em 20 de outubro. Outro trabalho produzido pelas irmãs é o “MovimentAí – Saia da sua bolha” (projeto cênico para crianças), que terá uma sessão no Sesc Alberto Bins no dia 13 de setembro. Antes disso, será lançado oficialmente o livro de pintura e desenho do projeto. O lançamento ocorrerá na Feira do Livro de Gravataí, dia 3 de setembro.

Continua Depois da Publicidade
Através da SM Produções e Maciell Produções, as irmãs desenvolvem projetos para valorização da cultura afro-brasileira. Foto: Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rococó Produções vai apresentar espetáculo gratuito para as crianças em Gravataí

Rococó Produções vai apresentar espetáculo gratuito para as crianças…

  No dia 23 de abril, a Rococó Produções Artísticas e Culturais irá apresentar um espetáculo gratuito para as crianças, em…
Renomada companhia de teatro cristã, Nissi vem a Cachoeirinha para apresentação

Renomada companhia de teatro cristã, Nissi vem a Cachoeirinha…

  Nesta terça-feira (19), a renomada Companhia de Teatro Cristã Brasileira Nissi virá a Cachoeirinha para uma apresentação. O espetáculo “A…
Em Gravataí, oficina “Negritude em Cena” propõe reflexão sobre igualdade

Em Gravataí, oficina “Negritude em Cena” propõe reflexão sobre…

  A Oficina Negritude em Cena, ministrada pela artista Silvia Maciell, terá nova edição no Sesc Gravataí, a partir de 13…