Aprovada em Gravataí, Lei Doutor Marcelo Leone busca ampliar a oferta de métodos contraceptivos

Aprovada em Gravataí, Lei Doutor Marcelo Leone busca ampliar a oferta de métodos contraceptivos
Continua Depois da Publicidade

O prefeito Luiz Zaffalon sancionou, na manhã desta sexta-feira, 8, a Lei Doutor Marcelo Leone, que regulamenta o programa estratégico de planejamento familiar no município. O objetivo do projeto é garantir e ampliar a oferta de métodos contraceptivos com a finalidade de qualificar a disponibilização dos medicamentos no âmbito municipal, contribuindo, assim, para a saúde da mulher.

Continua Depois da Publicidade

“O planejamento familiar dá muito mais qualidade de vida às mulheres. A gente tem muito a comemorar com a implementação de um programa desse alcance. Do ponto de vista social, é extremamente importante uma política pública nesse sentido”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, o programa é bastante significativo para os gravataienses, visto que irá fornecer aos munícipes os melhores equipamentos possíveis. “É fundamental para a vida em sociedade, pois é uma ação que envolve tanto os homens quanto as mulheres. Seremos um exemplo para o Estado e para o Brasil”, disse. Este ano, por exemplo, a SMS retomou as vasectomias, após dois anos.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o médico ginecologista da SMS Marcelo Leone, que leva o nome do referido projeto de lei (PL), o programa contempla métodos e direitos que eram reservados, apenas, a quem tinha convênio. “Fico muito feliz com essa homenagem. É uma honra muito grande. Representa um momento muito especial para a cidade”, salientou.

Marcelo realçou que uma cidade que consiga planejar e organizar suas famílias é uma cidade que evolui como um todo. Assim, o PL representa um passo importante para que as mulheres possam ter a liberdade de escolher quando irão ter seus filhos e, assim, “ter uma vida muito mais feliz e próspera”.

Continua Depois da Publicidade

Ainda conforme o médico, uma série de mudanças positivas tende a ocorrer, a médio e a longo prazos, com a adoção desse programa. Entre eles, a diminuição dos índices de feminicídio e de criminalidade, a redução nos indicadores de violência doméstica e o fornecimento de vida mais digna às mulheres.

Acesso a mais pessoas

Continua Depois da Publicidade

As ações de ampliação de métodos contraceptivos irão permitir o acesso a mais pessoas, especialmente, aquelas em vulnerabilidade social, tornando os procedimentos mais acessíveis para as que assim desejam.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…