Após negociação com Sindicato, Gestamp reduz quase pela metade o número de demissões em Gravataí

Após negociação com Sindicato, Gestamp reduz quase pela metade o número de demissões em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Com matriz na Espanha, empresa anunciou a demissão de 400 funcionários da sua planta, no complexo da GM, em Gravataí. Foto: Divulgação

Uma reunião entre o Sindicato do Metalúrgicos de Gravataí – Sinmgra e a gigante espanhola Gestamp terminou, de certa forma, exitosa para o Sindicato que representa os trabalhadores. No início da semana, a sistemista havia anunciado a demissão de 400 trabalhadores da empresa, instalada no complexo da General Motors (GM), em Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Após a intervenção do Sindicato, a empresa manteve a demissão de funcionários, mas de 257 dos 400 anunciados. Além disso, o Sindicato pedia também que o plano médico dos funcionários fosse mantido por seis meses. Conforme a direção da empresa, o plano ficará ativo pela metade, pelos próximos 90 dias.

Segundo o presidente do Sinmgra, Valcir Ascari, mesmo com a má notícia das demissões, a negociação foi positiva e garantiu outros direitos aos trabalhadores. “Nenhuma negociação sobre demissão é boa, principalmente nessa época, mas ficamos mais confortáveis em conseguir um pequeno pacote de direitos aos trabalhadores desligados da empresa e também a redução do número de demissões.

Continua Depois da Publicidade

Nós tentamos negociar para que nenhum funcionário fosse demitido, mas infelizmente é uma ordem da Espanha, matriz da Gestamp. Além disso, ficou garantido o pagamento do abono de R$ 700 reais e também o auxílio saúde pelos próximos 90 dias. É uma conquista para nós, tendo em vista toda essa pandemia que estamos passando. Sempre fomos um Sindicato aguerrido e vamos fazer o possível para garantir o posto de todos os funcionários”, disse Valcir há pouco à reportagem do Giro de Gravataí.

Responsável pela produção de estamparias usadas na fabricação dos veículos, a Gestamp conta hoje com mais de 100 plantas espalhadas pelo mundo. Em Gravataí, conforme sindicalistas, a empresa demitiu por conta da linha de produção da GM, que segue parada. Conforme a montadora, a interrupção se deu pela preocupação com a saúde dos funcionários e pela baixa demanda do mercado.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam em greve após desacordo; entenda

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam…

  Funcionários da TKD, uma das principais indústrias de Gravataí, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (23) na cidade. Os…
Mais de 8 mil gravataienses passaram pelo Rua Aberta neste domingo

Mais de 8 mil gravataienses passaram pelo Rua Aberta…

  O Parcão da 79 recebeu milhares de pessoas neste domingo (21) ensolarado, que compareceram para aproveitar a 11ª edição do…
Como uma sala em Gravataí ajuda empreendedores a evitar golpes; confira os mais comuns

Como uma sala em Gravataí ajuda empreendedores a evitar…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Sala do Empreendedor, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está…