Após evento em Harvard, jovem de Gravataí quer incentivar interesse por geopolítica

Após evento em Harvard, jovem de Gravataí quer incentivar interesse por geopolítica
Continua Depois da Publicidade
Aluna do Sesi, Isadora Urio Fernandes participou de uma conferência nos Estados Unidos com cerca de 4 mil estudantes de todo o mundo. Foto: Divulgação

O ano em que conclui o Ensino Médio tem sido especial para Isadora Urio Fernandes, aluna do Sesi Gravataí. A estudante, que planeja cursar Jornalismo e Relações Internacionais, teve, há algumas semanas, uma grande oportunidade: participar da conferência Harvard Model United Nations, que reúne jovens de todo o mundo para debates sobre questões globais, economia e política, em dinâmica semelhante às reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU).

Continua Depois da Publicidade

Isadora foi selecionada pela Universidade de Harvard para participar desse encontro, em Boston, nos Estados Unidos. “O processo de seleção é totalmente em Inglês e consiste na escrita de algumas redações e escolha do país que o candidato pretende representar na conferência. Assim, após o envio, um comitê de admissões da universidade avalia e informa o resultado em algumas semanas”, explica.

Representante do Brasil, a aluna da Escola Sesi se uniu a outros cerca de 4 mil jovens, que puderam ampliar suas habilidades em comunicação e negociação, além do benefício do networking com pessoas de diferentes países e realidades. “Há um embate em que as capacidades crítica, criativa e de oratória são bastantes exigidas”, comenta a estudante, que viajou acompanhada da professora Cláudia Fraga Germano.

Continua Depois da Publicidade
A professora Cláudia Fraga Germano acompanhou a jovem na viagem. Foto: Divulgação/Sesi

A futura jornalista participou das atividades de 26 a 29 de janeiro, no Marriott Copley Place, hotel que fica próximo à Universidade de Harvard. De volta à Gravataí, ela tem planos de utilizar a experiência nos Estados Unidos para incentivar mais brasileiros a buscarem a oportunidade de ir à conferência, que tem uma tradição de 68 anos, sendo considerada a maior simulação da ONU do mundo para alunos do Ensino Médio.

“Estou disposta a ajudar e multiplicar toda a minha bagagem de conhecimento para as pessoas ao meu redor e fazer com que o Brasil possa ter mais representantes nas próximas edições”, ressalta.

Continua Depois da Publicidade

O interesse de Isadora por geopolítica a acompanha na trajetória escolar há bastante tempo. “Eu sempre tive um forte interesse por política, que foi fomentado desde cedo pelas minhas aulas no Sesi, através de aulas como Sociologia e História. Com o passar do tempo, surgiu em mim o interesse não só pela política do nosso país, como pela política global”, frisa.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio quer cursar Jornalismo e Relações Internacionais. Foto: Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Estudantes de Gravataí representam o RS em eventos de Harvard e Yale, nos EUA

Estudantes de Gravataí representam o RS em eventos de…

  Alunas da Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí, embarcaram esta semana para os Estados Unidos para…
Estudantes do SESI irão representar Gravataí na conferência da ONU em 2024

Estudantes do SESI irão representar Gravataí na conferência da…

Após conquistarem a participação em duas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, as estudantes, Ana Carolina de…
Equipe de robótica de Gravataí participa de torneio em Brasília

Equipe de robótica de Gravataí participa de torneio em…

Na madrugada desta quarta-feira (15), a equipe de robótica Spark, da Escola Sesi, de Gravataí, viajou para Brasília, onde participará da…