Após 70 anos de atuação em Gravataí, escola pode fechar as portas

Após 70 anos de atuação em Gravataí, escola pode fechar as portas
Continua Depois da Publicidade

 

No próximo sábado (22), a partir das 8h30, haverá uma reunião entre a comunidade escolar e a Secretaria Municipal da Educação (SMED), sobre o possível fechamento da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Instituto Baha’i, do bairro Vila Branca, em Gravataí. 

Continua Depois da Publicidade

Conforme Iara Alves Orestes, avó de uma das alunas da instituição de ensino, o assunto surgiu no mês passado, quando a escola solicitou um reparo no telhado que havia quebrado em um dos corredores. Após a situação ter sido averiguada, foi informado que representantes da SMED retornariam em dez dias para solucionar o problema.

“Mas eles não voltaram e nós tivemos que ir até lá. Foi então que recebemos a notícia de que a escola iria fechar por conta da estrutura. Eu até cheguei a reivindicar, tentando ver se encontrávamos outra solução, afinal, nós fomos só para buscar um toldo, mas a secretária me falou que para a escola funcionar até o final do ano os pais teriam que assinar um termo de responsabilidade”, conta Iara.

Continua Depois da Publicidade

Apegados à história da escola, a comunidade formou, então, uma comissão de pais para tentar impossibilitar o fechamento da instituição, que atua há 70 anos no bairro. “Meu filho estudou ali e hoje é a minha neta. O Baha’i tem história aqui e não vamos desistir sem lutar, ainda mais porque a escola está em boas condições, passamos por três ciclones recentemente e nenhuma telha saiu do lugar”, frisa a avó.

A secretária da Educação, Aurelise Braun, informa que é verídico o plano de fechamento da escola, porém há intercorrências e boatos se espalhando pela comunidade. “É por este motivo que queremos apresentar a situação aos pais, no sábado. Temos um laudo de engenharia que nos preocupa e o prédio não é da Prefeitura, logo, não é possível realizar obras no local”, explica.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a SMED, a possibilidade de fechamento é para 2024 e os alunos seriam realocados para a EMEF Bárbara Maix, que fica localizada em frente ao Instituto Baha’i. 

Foto: Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…
Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…
Gravataí pode receber um ambulatório voltado para gestantes

Gravataí pode receber um ambulatório voltado para gestantes

  Na última quinta-feira (18), durante uma reunião entre a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, o presidente do Conselho de…