Ano Novo, Vida Financeira Nova! Como sair do sufoco em 2022

Ano Novo, Vida Financeira Nova! Como sair do sufoco em 2022
Continua Depois da Publicidade
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Junto com as promessas comuns do início do ano como começar a malhar, parar de fumar, emagrecer, muitas pessoas também têm a esperança de sair do sufoco no ano que inicia. Mas manter as contas em ordem nem sempre é fácil, os juros do cheque especial, o rotativo do cartão de crédito, os impostos do começo do ano, o que não faltam são gastos.

Continua Depois da Publicidade

A reportagem do Giro de Gravataí conversou com o economista e educador financeiro Everton Lopes, que deu algumas dicas para quem quer ter um ano mais tranquilo nas finanças.

Giro de Gravataí: Qual a melhor forma de se planejar em relação ao que entra e o que sai de dinheiro? Extrato? Agenda? Calendário?

Continua Depois da Publicidade

Everton Lopes:Como as pessoas controlam suas finanças não importa muito, se com planilhas, aplicativos, olhando o extrato bancário e ou agendas.

Não tem melhor ou pior jeito, pois cada um tem o seu jeito de organizar as finanças, mas o importante é que funcione e, quando eu digo que funcione, significa ter um fluxo de caixa positivo diariamente (e é isto o que eu chamo de o “Santo Graal das Finanças Pessoais”).

Continua Depois da Publicidade

Para isto ter um planejamento financeiro é fundamental. Ter uma forma de organizar as suas finanças pessoais é o primeiro passo rumo a uma vida financeira duradoura e mais sustentável.

Giro de Gravataí: Meu cartão está no rotativo e estou no cheque especial, qual a melhor forma de reverter essa situação?

Continua Depois da Publicidade

Everton Lopes: Primeiro é preciso entender que tanto o cartão de crédito, como o limite do cheque especial não são uma extensão do salário, pois a conta chega.

Os cartões de crédito são um excelente instrumento de crédito, desde que saibamos usar. Ser um consumista consciente é um passo importante para evitar esta situação.

Continua Depois da Publicidade

Caso a pessoa já esteja comprometida com o limite do cheque especial e do cartão de crédito é preciso tentar solucionar rapidamente esta situação. Mas você pode estar perguntando como? Por onde começar?

Primeiro verifique se não tem algo (algum bem) para ser vendido, como um carro, uma televisão sobrando etc.
Caso não tenha nada para vender, procure pedir emprestado a algum parente, mas tome cuidado para honrar a dívida, para não criar uma situação constrangedora entre familiares.

Se ainda assim não conseguir, procure sua instituição financeira e troque a dívida de ambos, por outra, onde a taxa de juros seja menor e que a parcela caiba no seu orçamento. Isto chamamos de consolidação das dívidas

Continua Depois da Publicidade

Giro de Gravataí: Tenho pouco ou nenhum dinheiro sobrando no mês, de que forma posso aplicar e investir?

Everton Lopes: Primeiro é preciso saber qual o seu perfil de investidor, se conservador, moderado ou arrojado. Depois, qual a disponibilidade que este recurso você terá, ou seja, por quanto tempo você poderá aplicar. A partir dai…existem investimentos adequados para cada perfil e com valores a partir de R$ 40,00, como por exemplo aplicar no Tesouro Direto.

Giro de Gravataí: Qual a melhor forma de tirar o maior proveito do meu décimo terceiro salário?

Everton Lopes: O 13º Salário deveria ser utilizado para reforçar ou começar uma reserva financeira, tanto para emergências, quanto para oportunidades. Mas caso tenha dívidas, priorize-as. Lembrando também que os primeiros meses do ano são os meses mais pesados do orçamento e o 13º salário pode ajudar.

Giro de Gravataí: Vale a pena investir em uma previdência privada? O retorno compensa?

Everton Lopes: Pensar no futuro é muito importante. No entanto, cada um tem ou deveria ter uma forma de investir o seu dinheiro.

Sejam através de investimentos como ações, Fundos de Investimentos imobiliários, entre tantos outros produtos que há no mercado.

Quanto a Previdência Privada, é um bom começo para quem não tem conhecimento algum. Quanto a compensar ou não, a resposta serve para qualquer forma escolhida de pensar em seu futuro, como diz um velho ditado: “O olho do dono engorda a boiada”, ou seja precisamos estar atentos e monitorar nosso investimentos, sejam quais forem as formas escolhidas.

Um recado final:
“É preciso viver dentro da sua realidade financeira – gastando menos do que ganha”

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Redução do poder de compra do consumidor afeta duas em cada cinco empresas gaúchas

Redução do poder de compra do consumidor afeta duas…

  A bimensal Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS ouviu empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e…
Campanha da Sicredi União Metropolitana RS fomenta educação financeira e investimentos

Campanha da Sicredi União Metropolitana RS fomenta educação financeira…

  Na Sicredi União Metropolitana RS, a educação financeira recebe atenção especial. A instituição desenvolve diversas ações com o objetivo de…
Em Gravataí, cenário econômico será pauta do Café com Negócios da Acigra

Em Gravataí, cenário econômico será pauta do Café com…

  Na próxima quarta-feira (31), a partir das 8h30, haverá mais uma edição do Café com Negócios na Associação Comercial, Industrial…