• Geral
  • 12 de janeiro de 2021

Anelise Fiori da Silva | Janeiro Branco pela Saúde Mental

Anelise Fiori da Silva | Janeiro Branco pela Saúde Mental
Continua Depois da Publicidade

Janeiro é o mês escolhido para a atenção à saúde mental, pois é um período que nos remete a recomeço e resoluções diante de um novo ano que se inicia. Entretanto, é fundamental que antes mesmo de estabelecermos inúmeras metas e objetivos, estejamos atentos a nossa saúde mental, reconhecendo a busca por auxílio profissional quando necessário. A campanha Janeiro Branco teve início em 2014, idealizada por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, no intuito de promover, tanto uma reflexão individual, quanto uma nova cultura voltada para essa questão tão importante na atualidade.

Continua Depois da Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que mais de 12 milhões de brasileiros sofrem com depressão, o que é equivalente a 5,8% da população. O transtorno de ansiedade também é uma patologia que acomete muitas pessoas em nosso país. Projeções apontam que 20 milhões de pessoas no Brasil são ansiosos (cerca de 9,6% da população). Outro dado que gera importante preocupação e alerta sobre o tema é que de acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de morte de jovens no país.

Diante dos números expressivos, a campanha Janeiro Branco é idealizada justamente para promover o debate, visando diminuir tabus existentes e promover um diálogo acessível a todos na sociedade. Entende-se que seja necessário fomentar a fala sobre o assunto, para que se elimine preconceitos e se institua um processo de reflexão individual e coletivo acerca do tema.

Continua Depois da Publicidade

E de que forma podemos promover a nossa saúde mental e daqueles que nos cercam? É fundamental buscar hábitos que auxiliem, tanto funções físicas e mentais (esportes, atividades de lazer, alimentação, etc), quanto os períodos de descanso e redução da carga de estresse diária. Também devemos estar constantemente atentos para que preocupações e angústias sejam compartilhadas com aqueles que nos são próximos. Precisamos dar constante atenção aos aspectos emocionais que causam sofrimento.

Há tratamento para os transtornos mentais. Basta você saber reconhecer essas situações em seus entes próximos para que seja possível buscar auxílio profissional. A qualidade de vida de muitas pessoas pode ser otimizada de maneira simples. Informe-se nesse Janeiro Branco e ajude quem precisa. No site www.janeirobranco.com.br você pode saber como.

Continua Depois da Publicidade

ANELISE FIORI DA SILVA
Psicóloga do Hospital Dom João Becker

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…
Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

  Desde a última terça-feira (14), o Rio Gravataí apresenta uma baixa gradual. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a…