• Geral
  • 30 de maio de 2021

Aneel confirma aumento na conta da luz em junho

Aneel confirma aumento na conta da luz em junho
Continua Depois da Publicidade
Falta de chuva deve fazer com que contas de luz fiquem mais caras. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Agência Brasil: A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na noite desta sexta-feira (28) que a bandeira vermelha, no patamar 2, será acionada no mês de junho. Isso representa um custo de R$  A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh consumido, fazendo com que as contas de luz fiquem mais caras.

Continua Depois da Publicidade

Segundo nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e registrou “condições hidrológicas desfavoráveis”. Nesta sexta-feira, o Sistema Nacional de Meteorologia emitiu um alerta conjunto de emergência hídrica para a área da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O mês de junho vai começar com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos do que o ideal para esta época do ano, o que tende a significar redução da geração de energia por hidrelétricas e o aumento da geração por termelétricas, o que encarece o custo da produção.

Continua Depois da Publicidade

“Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, informa a nota.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel e sinaliza o custo real da energia gerada. Segundo a agência, a as cores verde, amarelo e vermelho (nos patamares 1 e 2) indicam ao consumidor se a energia custará mais ou menos em função do custo da geração e possibilitará que ele tome medidas para economizar no consumo ou efetuar um consumo mais consciente.

Continua Depois da Publicidade

Em seu site, a Aneel dá dicas de como economizar energia, como tomar banhos mais curtos, usando o chuveiro na potência morna, deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo necessário e não colocar alimentos quentes dentro dela, juntar roupas para passar de um só vez e retirar aparelhos da tomada quando possível.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta quinta-feira em Gravataí

Abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta…

  A falta de energia elétrica provocada pelo temporal da madrugada desta quinta-feira (21), causou oscilações na distribuição de água da…
Mais de 5 mil clientes seguem sem luz na Região Metropolitana; Governo do RS se reunirá com as Prefeituras

Mais de 5 mil clientes seguem sem luz na…

  Tendo em vista a demora no trabalho de restabelecimento do serviço de energia à população, nesta quarta-feira (24), o Governo…
Em Gravataí, ciclone deixa bairros sem energia elétrica e problemas no trânsito

Em Gravataí, ciclone deixa bairros sem energia elétrica e…

A passagem de mais um ciclone extratropical pela Região Metropolitana na madrugada de hoje (13), deixou regiões da cidade sem energia…