André Valdez | O Rugido da Onça Negra ecoou em um dos melhores desfiles dos seus 63 anos

André Valdez | O Rugido da Onça Negra ecoou em um dos melhores desfiles dos seus 63 anos
Continua Depois da Publicidade

 

Era pontualmente 1h20, no romper da madrugada de sábado (24), quando soaram as sirenes que anunciavam a sexta escola da primeira noite de desfiles da série Ouro de Porto Alegre. Ao ingressar na avenida Carlos Barcellos, no Complexo Cultural Porto Seco, a voz do mais jovem presidente da história da entidade gravataiense, Anderson Nascimento, conclamava aos mais de mil e quinhentos componentes para nação vermelho, preto e branco, para que todos cantassem o samba-enredo juntos e em uníssono.

Continua Depois da Publicidade

Vociferou Nascimento no microfone, num misto de apelo e desabafo, e eu que estive ao seu lado, momentos antes de ingressar na avenida, pude constatar de perto toda sua exaustão e ao mesmo tempo satisfação e alento ao ver o esforço de seu trabalho realizado durante aproximadamente quase um ano. Seu rosto dava visíveis sinais de cansaço, fruto do esgotamento dos últimos meses e culminaria naquela noite, ou seja: o trabalho de um ano inteiro sendo passado a limpo em 60 minutos.

Sim, eu precisei mais do que 24 horas pra tentar descrever o que minhas velhas retinas viram, desde o aquece no barracão até a dispersão da agremiação gravataiense que deixou o passarela aos brados de ” É campeã, é campeã!”. Um misto de apreensão, expectativa, euforia e medo tomavam conta do barracão minutos antes da agremiação gravataiense aportar na passarela. Medo esse que é justamente o combustível para a chama do espetáculo acontecer.

Continua Depois da Publicidade

Cada minucioso detalhe é imprescindível para não colocar em risco o trabalho árduo de um ano inteiro. O ajuste nas alegorias de última hora, a fantasia mal acabada, os retoques finais que não poderão passar batidos pelo corpo de jurados, a afinação, o cadenciamento, a evolução, a harmonia, a sincronia da mestre sala e da porta bandeira, a altivez da porta estandarte e a sapiência sonora do mestre de bateria. As pequenas desavenças, os conflitos internos terão que ficar do lado de fora da avenida e, assim, sumirem em tempo recorde, pois é hora da tristeza ser rebaixada e a alegria ganhar a nota máxima.

A entrega, a paixão, a devoção de cada integrante deveria ser objeto de estudo de todos aqueles que participam ou somente meros espectadores. Pois, foi justamente ao ingressar na avenida que a sexagenária escola deixou todo e qualquer problema para trás com o intuito de fazer uma apresentação histórica no Complexo Cultural Porto Seco. Mostrou alegorias e fantasias luxuosas com acabamentos que surpreenderam a todos que acompanharam o desfile. Afinal, irreverência e alegria foram as marcas do tema que a escola trouxe para seu desfile.

Continua Depois da Publicidade

A presença de antigos carnavais em uma versão contemporânea: foi assim que Onça Negra de Gravataí demonstrou toda sua magia por meio do seu enredo “A trupe da Onça Negra Apresenta: no Palco da Fantasia Entra em Cena a Commedia Dell’arte”. O desfile iniciou mostrando contos medievais e todo conceito histórico da época que serviu de plano de fundo para inspirar o surgimento do teatro do povo e neste mesmo período ajudariam a popularizar o pierrô, arlequim e colombina.

A escola ainda abordou a forma inicial de teatro profissional originária da Itália ainda na idade média, e como a Commedia Dell’Art “ foi imprescindível para contribuir para a exploração da linguagem cômica.

Continua Depois da Publicidade

O período medieval foi representado no carro abre-alas na figura de um imponente e enorme dragão. A alegoria também apresentava um castelo, acoplado, com integrantes representando o triângulo amoroso vivido pelos clássicos Colombina, Pedrolino e Arlequim em meio aos festejos da realeza. Além do figurino colorido de seus personagens, a Commedia Dell’Art possuía outra característica muito peculiar: o uso de máscaras, que também foi bastante evidenciado ao longo do desfile em muitas alas da escola.

Nem mesmo a Onça Negra, o maior símbolo da escola, escapou de participar da Commedia Dell’arte e surpreendeu a todos, surgindo imponente e mascarada no último carro alegórico da escola a entrar na avenida, ao contrário de anos anteriores.

Continua Depois da Publicidade

Sim, é possível dizermos: a Acadêmicos de Gravataí é uma das francas candidatas ao título inédito de uma entidade carnavalesca da grande Porto Alegre de 2024. Ela fez um desfile que a consolida como uma das grandes escola de samba da cidade, mesmo não sendo efetivamente da capital. A apresentação histórica da escola de samba gravataiense lhe alça a um novo patamar e vislumbra possibilidades de sonhos maiores e possivelmente realizáveis.

Creio que esse desfile tenha sido um marco na história da cidade e da entidade carnavalesca. Comandada por Nascimento, surpreendeu a todos no desfile realizado na madrugada de sábado.

A escola de samba chega a sua maturidade sexagenária, tendo finalmente encontrado o abrigo necessário na juventude e nas propostas inovadoras do seu presidente Anderson Nascimento, como a presença de uma intérprete de libras junto à harmonia da Acadêmicos, aliando assim, carnaval, inclusão e acessibilidade. Portanto, abram alas, que o rugido da “Onça Negra” vai ecoar, e pode surpreender na segunda-feira, dia da apuração dos desfiles das escolas de samba de Porto Alegre.

Continua Depois da Publicidade

Afinal, como cantaram em seu próprio samba enredo: A trupe do povo, pode aplaudir ! Um grande amor que inspirou e que está fazendo a Onça Negra sonhar.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Acadêmicos vai inaugurar espaço cultural interativo no Gravataí Shopping

Acadêmicos vai inaugurar espaço cultural interativo no Gravataí Shopping

  A campeã do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre em 2024, Acadêmicos de Gravataí, inaugura neste sábado (13/4), às…
Coelho da Páscoa chega ao Gravataí Shopping Center neste final de semana

Coelho da Páscoa chega ao Gravataí Shopping Center neste…

  Nos próximos dias 23, 24, 30 e 31 de março, o Gravataí Shopping Center estará com a campanha “Cores de…
Carnaval de Cachoeirinha ocorre hoje à noite; blocos e escolas vão se apresentar

Carnaval de Cachoeirinha ocorre hoje à noite; blocos e…

  Na noite deste sábado (9/3) serão promovidas as apresentações do Carnaval de Cachoeirinha, na Praça da Juventude, localizada na Rua…