• Geral
  • 18 de junho de 2021

Amon Costa | Uma casa com recheio de história

Amon Costa | Uma casa com recheio de história
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Amon Costa | Uma casa com recheio de história, ID: 39232

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

As conversas são fontes de memórias. A modernização das cidades fez com que prédios e casas desaparecessem e outras construções tomassem seus lugares, e o mais legal de estudar a história e vasculhar as memórias é despertar os mais variados sentimentos nas pessoas. A princípio era só mais uma foto do presente comparado com o passado e num bate-papo informal com o Rodrigo Lessa, um dos netos dos construtores da casa, conversamos sobre a história do casarão da foto: “não é só um imóvel, é a história da minha família e tu tens que saber da história da doceira Esther Lessa”.

Continua Depois da Publicidade

A foto antiga, e nela a residência do seu Alcides Gomes, ali na Av Dorival Oliveira esquina com a rua João Alves de Souza (antigo Beco do Bispo). Construída por um engenheiro alemão em 1931, foi a primeira casa a possuir banheiro no seu interior, lembrando que a maioria das casas, nesta época, tinham a famosa “casinha” nos fundos dos terrenos.

Neste casarão, a cozinha, o banheiro e a área da frente tinham as paredes em escaiola (técnica de pintura que imita um azulejo deixando a parede lisa). O jardim com lindas flores, hortênsias, margaridas, rosas e violetas, além de um pergolado com três marias.  As janelas eram venezianas com as vidraças internas, na área da frente havia duas paisagens pintadas pela proprietária Esther Lessa Gomes.

Continua Depois da Publicidade
Miriam e Esther Lessa. Foto: Arquivo da família Lessa Gomes

Mas de onde vem a história do bolo de casamento? E o que tem haver com este casarão? A origem do bolo de casamento remonta à Roma Antiga, os gregos, por volta do século IX a.C em que preparavam um pão à base de mel com frutas secas e gengibre para celebrar a família e só no século XVII os bolos começaram a ser feitos como hoje em dia. Foi durante esta época que surgiu o bolo branco. No entanto, o açúcar utilizado era bastante escasso e, portanto, caro. Sendo assim, o bolo de casamento branco começou a ser visto como sinal de status. Na Era Vitoriana (século XIX), os bolos ficaram mais complexos.

E assim, após a trágica morte do Alcides Gomes e um filho (Gilberto Lessa) em um acidente de caminhão em SC 1950 em, ficou com 5 filhos para criar, dona Esther Lessa vira a doceira oficial da cidade, seus bolos de casamento eram disputadíssimos, a marca de um casamento da Aldeia dos Anjos dos anos 40, 50, 60 e 70 era ter um bolo com a assinatura da Esther Lessa. Muitos bolos de casamento foram apreciados em lindas núpcias por casais gravataienses. A sobrinha e atriz Miriam Begingia Lessa Dias comentou: “vivia lá ajudando a rapar o que sobrava nas panelas dos docinhos. Nunca mais comi uma torta Marta Rocha como a dela”.
Na foto, o famoso bolo de dois andares, chamado de Amor Ardente, do casamento da Maria Isabel e do José Carlos Barcelos em 16 de julho de 1966, no salão de festas da antiga sede do Paladino. Cada bolo era batizado com nome.
As casas, os casarões, as famílias e as celebrações são fonte inesgotável de memória e história, um simples bolo desperta o registro de momentos inesquecíveis recheados de amor.  Uma das coisas mais legais dessa história é que a Dona Esther foi a primeira mulher de Gravataí a ter carteira de motorista nos anos 1930. Rodrigo Lessa (vulgo parafina) tinha razão, não é apenas imóvel.
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…
Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…