Amon Costa | Poucas são as cidades no mundo que têm o privilégio de Gravataí

Amon Costa | Poucas são as cidades no mundo que têm o privilégio de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Sede da Prefeitura Municipal de Gravataí. Foto: Reprodução

Poucas são as cidades no mundo que têm o privilégio de Gravataí , uma das únicas cidades que possui duas datas de aniversário. A cidade pode escolher se tem a experiência de 259 anos ou a jovialidade de 142 anos. A bandeira oficial de nossa cidade já leva esta dualidade bem a sério com a marcação das datas 1763 e 1880.

Continua Depois da Publicidade

É bem verdade que a data de 8 de abril de 1763 comemorada por mais de 80 anos aqui na cidade, é absolutamente um equívoco histórico, já revisado e confirmado por muitos historiadores. A indução ao erro está nos escritos de Antônio Pinto Carneiro, responsável pelo transporte dos indígenas das Missões para formação da Aldeia dos Anjos (Gravataí). Na mesma carta, informa que no dia 8 de abril está em Rio Pardo arranchado com os indígenas.

Acredita-se que já haviam chegado indígenas na Aldeia dos Anjos desde 1758, como o imaginário popular pensa, que todos haviam vindo no mesmo momento, não foram sendo transmigrados pela coroa portuguesa aos poucos. Bom, o erro interpretativo aconteceu e assim nós os gravataienses festejamos, bailamos, cantamos parabéns para nossa cidade durante décadas e décadas no dia 8 de abril.

Continua Depois da Publicidade

O aniversário de São Paulo, por exemplo, é a data da fundação de um colégio. O aniversário da nossa capital é outro belo exemplo, a data de 1772 é a comemoração do povoamento açoriano elevando o porto à freguesia. A revisão histórica foi feita na gestão do Prefeito Marco Alba (MDB) no ano de 2017, dentro dos conceitos legalistas e obedecendo uma certa normativa da grande maioria dos municípios brasileiros, ela está correta!

Major Bernardo Joaquim Ferreira 1880. Foto: Reprodução

A nova data também está na nossa bandeira, dia 23 de outubro de 1880, portanto hoje completamos 142 anos. O marco tem como elemento histórico o dia da instalação da primeira Câmara de Vereadores da cidade, tendo como eleitos o Major Bernardo Joaquim Ferreira, Tenente Coronel Antônio Rodrigues da Fonseca, Doutor Caetano Inácio da Silva, Antônio Dias Fialho Filho, José Antônio Alves, Tenente Bebiano Garcez Cabeleira e Manoel Antônio Ramos.

Continua Depois da Publicidade

A regra eleitoral era de que apenas alguns grupos econômicos pudessem ser eleitos. A composição era feita sempre com três militares, um profissional liberal, três comerciantes. Bernardo Joaquim Ferreira que por sua vez foi eleito presidente da câmara (em um ambiente parlamentarista ele era o prefeito) médico na guerra do Paraguai.

Rua Adolfo Inacio Barcelos no ano de 2022 e em 1962. Foto: Reprodução

Nascia neste dia a maturidade política e administrativa da nossa terra, sendo desmembrados de Porto Alegre. Nesta época a cidade chamava-se Nossa Senhora dos Anjos de Gravatahy. Na emancipação a cidade ficou como responsável administrativa dos então distritos de Canoas, Cachoeirinha e Glorinha.

Continua Depois da Publicidade
Avenida Jośe Loureiro da Silva 2022 e na década de 1960. Foto: Reprodução

O historiador Agostinho Martha ainda segue de forma indireta escrevendo suas colunas e suas pesquisas, quase sempre recorro a ele as informações mais minuciosas acerca de todos os temas pertinentes na história da nossa cidade.

Ele defende a tese de uma terceira data de aniversário em seu livro “Nossa Terra, Nossa Gente” , o pesquisador defende a tese de que a data da cidade deveria ser dia 29 de dezembro de 1769, na teoria dele o mais simbólico marco histórico da nossa cidade é quando, segundo palavras dela, o governador José Marcelino de Figueiredo batizou o agrupamento indígena como Povo de Nossa Senhora dos Anjos e dispôs sobre organização da comunidade em termos da administração pública.

Continua Depois da Publicidade
Marco Antônio Bandeira Martha e o Historiador Agostinho Martha. Foto: Reprodução

O certo é que temos a data do povo, a data da administração pública e a sugestão de data do maior pesquisador da história da cidade. A minha humilde sugestão é que façamos comemorações nas três datas, festa, festa e festa. Feliz aniversário de emancipação Gravataí, 23 de outubro de 1880.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…