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- 1 de dezembro de 2022
Ambiental Metrosul completa dois anos de atuação na Região Metropolitana
Considerada a maior parceria público-privada (PPP) de saneamento do país, a Ambiental Metrosul (parceira da Corsan) foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão. Nesta quinta-feira (1/12), a empresa completa dois anos de atuação na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Ao celebrar a data, a Metrosul destaca benefícios trazidos à população dos nove municípios atendidos. O ganho ambiental é um deles. Segundo a companhia, o equivalente a 4.907 piscinas olímpicas de esgoto não tratado que deixaram de ser despejados na natureza. Essas ligações também representam um importante crescimento no acesso da população ao sistema de saneamento. Entre dezembro de 2020 e outubro de 2022, 122 mil moradores da Região Metropolitana passaram a contar com mais saúde e qualidade de vida por meio do esgoto tratado.
Atualmente, a cobertura de coleta e tratamento é de 42%, ou seja, em torno de 283 mil residências estão atendidas pelo sistema de esgotamento administrado pela Ambiental Metrosul. A meta, até 2031, é ampliar para mais de 87% essa cobertura.
Para que sua atuação e prestação de serviços revertam em impactos cada vez mais benéficos ao meio ambiente e à população em curto, médio e longo prazo, a Metrosul segue investindo no aperfeiçoamento de toda sua estrutura operacional, buscando a inovação constante das estações de bombeamento e tratamento de esgoto, bem como dos processos e equipes de atendimento.
Nesse sentido, um importante avanço do último ano de operação foi a implantação do laboratório central na ETE Mato Grande, em Canoas. Com isso, a Ambiental Metrosul aprimora o controle de qualidade dos 64 milhões de litros do efluente que diariamente são tratados nas 34 estações e devolvidos sem poluentes aos mananciais locais.
Outra iniciativa é o reaproveitamento sustentável das 600 toneladas de lodo gerados na ETE Mato Grande. Hoje, 100% desse montante é transformado em fertilizante orgânico por cooperativa agrícola reduzindo, assim, a utilização de aterros sanitários como destino final para o resíduo.
A partir de 2023, a expectativa da Metrosul é de que parte desse lodo também seja reutilizado no centro de compostagem próprio está sendo estruturado em Canoas e que também vai transformar o lodo em material orgânico.
Conforme o diretor executivo da Metrosul, Fabio Arruda, a prestação de serviços ágil e de qualidade também é um aspecto a ser destacado nesses dois anos à frente do sistema de esgotamento na grande Porto Alegre. “Os 53 mil atendimentos realizados pelas equipes de serviços em manutenções, reparos e desobstruções das redes de esgoto garantiram o bom funcionamento e eficiência do sistema de saneamento como um todo”, diz.
Para manter a população informada sobre a atuação ao longo dos dois anos de operação, a empresa intensificou suas ações voltadas à conscientização acerca da importância do esgoto tratado à população e ao meio ambiente. As equipes do porta a porta realizaram 147 mil visitas no total – foram 84 mil no último ano, 33% a mais que no período anterior.
Para o diretor-presidente, Angelo Mendes, passados todos os desafios impostos e superados no ano da implantação, a empresa reafirma, neste segundo período de atuação, sua capacidade de fazer cada vez mais pelo saneamento. “Mais que empenho e a vontade do nosso time em fazer sempre melhor, carregamos em nosso DNA a marca da maior empresa de saneamento do país. Mais do que orgulho, é uma grande responsabilidade manter o padrão Aegea de ser e fazer”, comenta.
*Com informações da assessoria de comunicação da Ambiental Metrosul.