Alex Borba dos Santos é o novo presidente do PT de Gravataí

Alex Borba dos Santos é o novo presidente do PT de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: PT Gravataí/Divulgação

O economista Alex Borba dos Santos, 55 anos, foi aclamado presidente do diretório municipal do PT na tarde deste domingo (08). Sem disputa entre chapas locais, a nova direção do PT de Gravataí foi construída por consenso entre as lideranças. Fazem parte da nova executiva ainda, Jairo Carneiro, vice-presidente, Adelaide Klein, Beatriz Prestes e Flamarion Both. Em resumo, um PT da base, metalúrgicos, sindicalistas e educadoras.

Continua Depois da Publicidade

A etapa municipal do 7º Congresso Nacional do PT aconteceu em 4.951 cidades e mais de 2,3 milhões de filiados estavam aptos a eleger suas novas direções e delegados para as etapas estaduais, que acontecerão nos dias 19 e 20 de outubro, e nacional, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, aonde a atual presidente nacional, Gleise Hoffman dever ser reeleita.

Alex, que é da corrente interna Democracia Socialista (DS), foi secretário da Fazenda nos governos de Daniel Bordignon e Rita Sanco, sendo sempre um dos intelectuais mais influentes nos bastidores do partido. Agora comandará o PT e terá de enfrentar os desafios de 2020, que pode ser o primeiro ano em que o partido não lançará candidatura à prefeitura. Segundo resolução partidária, já divulgada por esse colunista, o foco do partido na próxima eleição é a conquista de uma vaga na Câmara Municipal. De fato, é quase impossível imaginar uma eleição em Gravataí sem a presença de candidato do PT, já que desde 1982 o partido participou de todas e venceu em quatro.

Continua Depois da Publicidade

O PT sob o comando de Alex Borba, terá a oportunidade de unificar a esquerda, hoje representada pelas candidaturas de Paulo Silveira (PSB) e Anabel Lorenzi (PDT). Entretanto há um campo político composto por PT, PCdoB e PSOL que já atua coordenado em movimentos de rua e que tem na ex-prefeita Rita Sanco, fiadora de Borba, uma figura de conexão e diálogo.

A palavra do presidente 

“Foi um processo tranquilo, pois construímos unidade em Gravataí, antes da eleições. O resultado mostrou que o partido segue sendo referência para muitas pessoas, e que nosso projeto de aumentar a inserção social e popular do partido, junto a alianças com outras forças políticas de Esquerda, mobiliza e encanta os filiados e filiadas.
Foi consenso entre os companheiros que participaram dos debates, que nossa principal tarefa do momento é intensificar a luta contra o desmonte nacional promovido por Bolsonaro. Essa diretriz nos une e aproxima das outras forças de Esquerda da sociedade”, destacou ele ao Giro de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Ao todo, 161 filiados compareceram ao processo eleitoral.

Votos chapas nacionais:
CHAPA 200…..53 votos
CHAPA 280…..17 votos
CHAPA 290…..87 votos

Continua Depois da Publicidade

02 nulos
02 brancos

Votos chapas estaduais:
CHAPA 400….51 votos
CHAPA 450….02 votos
CHAPA 460….33 votos
CHAPA 470….55 votos
CHAPA 480….16 votos

Continua Depois da Publicidade

02 nulos
02 brancos

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80…

  Nesta quinta-feira (25), o tradicionalismo se despediu de Albino Manique, renomado músico natural de São Francisco de Paula. Aos 80…
Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

  Uma tragédia ocorreu na madrugada desta quinta-feira (25) na RS-020, em Gravataí, quando uma mulher perdeu a vida após uma…
Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam em greve após desacordo; entenda

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam…

  Funcionários da TKD, uma das principais indústrias de Gravataí, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (23) na cidade. Os…