Acusado de matar haitiano em Gravataí havia sido solto após prisão de delegado; entenda o caso

Acusado de matar haitiano em Gravataí havia sido solto após prisão de delegado; entenda o caso
Continua Depois da Publicidade

haitianos2 (1)

Jemps Jannier, de 34 anos, deixou seu país há cerca de um ano, onde veio para o Brasil em busca de uma vida melhor. Com a esposa e uma filha no Haiti, Jemps imaginava que futuramente poderia trazer todos os familiares para o município e começar uma vida mais confortável, porém na noite do dia 30 de dezembro o sonho de Jemps foi interrompido.

Continua Depois da Publicidade

Haitiano foi morto de forma brutal

No local onde Jemps morava com um grupo de haitianos, ficou apenas lembranças de um homem alegre e trabalhador. A vítima estava em sua cama quando o acusado invadiu o cômodo entrando em luta corporal com Jemps e o matou com diversos golpes de faca.

O crime chocou a comunidade onde o haitiano vivia com outros imigrantes. O medo e a impunidade ficam visíveis, ainda que o criminoso que é acusado de outros homicídios está solto e não mede esforços para executar suas desavenças. A crueldade é tanta que até os vizinhos e alguns parentes tem medo do acusado.

“Alguns parentes têm medo dele. Ele age de forma fria e, como é usuário de drogas, não se importa de matar alguém por dez ou vinte reais. Queremos pôr ele atrás das grades porque sabemos da periculosidade do mesmo e temos a consciência de que ele vai cometer outros crimes para sustentar o vício”, contou um policial civil responsável pela investigação.

Continua Depois da Publicidade

Sorte: Acusado foi solto por determinação de juiz após prisão de delegado

Após a divulgação da identidade e da extensa ficha criminal do acusado, a pergunta era por que Isaias Soares de Bairros estava solto. Ele havia sido preso no município de Alvorada após tentativa de roubo a residência. No dia 16 de maio de 2016, ele foi encaminhado ao Presídio Central, onde ficou exatos 30 dias.

Continua Depois da Publicidade

Ainda em maio, a Polícia Civil e o Ministério Público (MP) desarticulou uma quadrilha formada por  um delegado, um policial militar e uma advogada. Conforme a própria Polícia Civil, o delegado que havia prendido Isaias era acusado de extorquir familiares de presos em flagrante. Assim, o valor da falsa fiança era dividido entre ele e os demais integrantes da quadrilha.

Poucos dias após a prisão do delegado, um juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Alvorada contestou as prisões lavradas pelo delegado e mandou que fosse feita a soltura de alguns detentos cujas prisões o magistrado julgava suspeitas. Isaias havia sido um dos “contemplados” com a ordem e, no dia 15 de junho, ganhou liberdade.

Continua Depois da Publicidade

Procurado de número 1

31d583dd-ca4c-448b-8460-99fdd138a69dPela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Gravataí estão espalhadas diversas fotos de Isaias, que é tido pelos investigadores como o procurado número um no município. Conforme eles, testemunhas já foram até a delegacia para depor, porém, devido ao número crescente de homicídios em Gravataí, ficou difícil se dedicar exclusivamente para o caso da execução do haitiano. A Polícia Civil conta com a ajuda da comunidade para localizar Isaias, que é considerado de alta periculosidade.

Os telefones 3945-2741 e 98608-8876 (WhatsApp) estão à disposição da população. A identidade dos denunciantes será preservada pela polícia. A Polícia Civil também dispõe de um espaço em seu site para denúncias (clique aqui).

Continua Depois da Publicidade

sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de rede europeia de pornografia infantil

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de…

  Uma operação da Polícia Federal a nível nacional na manhã desta quarta-feira (27) resultou na prisão em flagrante de um…
“Iremos fixar a marca de Gravataí como polo logístico”, afirma prefeito sobre a vinda da Shoppe

“Iremos fixar a marca de Gravataí como polo logístico”,…

Após uma das maiores plataformas de comércio virtual do mundo, pertencente ao Sea Group, confirmar a instalação de um centro de…
Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

  Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Gravataí, com apoio da Vigilância Sanitária, realizou uma operação que resultou…