Aberto o edital para candidatos ao Conselho Tutelar de Gravataí

Aberto o edital para candidatos ao Conselho Tutelar de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA ) marcou para o dia 6 de outubro a data das eleições para conselheiros tutelares do Gravataí. As informações sobre a disputa foram publicadas, no Edital 01/2019, no Diário Oficial da última sexta-feira, 5 de abril.

Continua Depois da Publicidade

O regulamento dispõe sobre as regras da eleição, referente gestão 10 de janeiro 2020 à 10 de janeiro de 2024. O processo será conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme Lei Federal nº 8.069/90 e Lei Municipal 3.656/2015 e suas alterações, com a fiscalização do Ministério Público.

“Este é o segundo pleito das eleições unificadas no Brasil, que visam garantir proteção e garantia dos direitos para as crianças e adolescentes. O processo vem se aperfeiçoando para que os candidatos tenham melhor qualificação para atender a população. Agradecemos a Prefeitura de Gravataí por apoiar as eleições viabilizando toda a estrutura. Também agradecemos O Ministério Público de Gravataí, órgão fiscalizador,  através da promotora Juliana Venturella Nahas Gavião, pelo auxílio  na condução deste processo”, disse Patrícia Gautério Dias, presidente do CMDCA e Presidente da Comissão Eleitoral.

Continua Depois da Publicidade

Os conselheiros têm como principal função garantir os direitos de crianças e adolescentes quando estes estiverem ameaçados ou violados. Os mandatos são de quatro anos, com direito a uma reeleição. Para ser conselheiro, é preciso ter reconhecida idoneidade moral, ter idade igual ou superior a 21 anos e residir no município.

“A organização desse processo passa por muitas mãos, teremos muito trabalho a realizar. Essa comissão tem a responsabilidade de ser ética e imparcial nas suas decisões para que o pleito seja o mais transparente e igualitário”, diz  Joice Michels, secretária municipal adjunta da Família, Cidadania e Assistência Social e vice-presidente da Comissão Eleitoral.

Continua Depois da Publicidade

A escolha e a campanha

O mandato é de quatro anos, mas requer um processo seletivo longo. É exigida uma prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório. No exame, o candidato precisa acertar pelo menos 70% das questões. Só então começa a campanha eleitoral, que tem regras próprias. Os candidatos não podem perturbar o sossego alheio nem oferecer vantagens em troca de votos. Por outro lado, para votar, basta estar em dia com a Justiça Eleitoral. As inscrições deverão ocorrer do dia 15 de abril à 6 de maio de 2019, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 18h, na Sala dos Conselhos (Sede da Prefeitura) – Av. José Loureiro da Silva, 1350 – Centro de Gravataí.


Confira o Edita 01/2019 na íntegra:

Continua Depois da Publicidade

https://gravatai.atende.net/?pg=diariooficial&texto=75252&edicao=1073

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Jogadora de vôlei de Gravataí vai disputar o Pan-Americano Master nos EUA

Jogadora de vôlei de Gravataí vai disputar o Pan-Americano…

  A cidade de Cleveland, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, vai sediar em julho o Campeonato Pan-Americano Master de…
Defesa Civil do RS faz alerta de risco de inundação após cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz alerta de risco de…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta por volta das 10h30 da manhã de hoje (30)…
Operação que passou por Gravataí investiga descarte irregular de necrochorume

Operação que passou por Gravataí investiga descarte irregular de…

A Delegacia do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na manhã desta terça-feira (30/04) cumpriu ordens judiciais…