A pedido do MP, Homicídios de Gravataí volta a ouvir policiais de ocorrência que vitimou costureira

A pedido do MP, Homicídios de Gravataí volta a ouvir policiais de ocorrência que vitimou costureira
Continua Depois da Publicidade
Dorildes e o companheiro, o angolano Gilberto Casta, foram alvejados durante uma ocorrência policial, no dia 18 de maio, em Gravataí. Dorildes faleceu nesta última semana.

Um pedido complementar de oitiva de testemunhas, solicitado pelo Ministério Público (MP), colocou a Delegacia de Homicídios de Gravataí de volta ao caso envolvendo a costureira Dorildes Laurindo, de 56 anos, enterrada neste domingo (07), e de seu companheiro, Gilberto Casta Almeida, de 26, que também foi baleado e preso injustamente durante uma ocorrência policial, em Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

O caso já havia sido remetido pela Especializada de Gravataí, que no relatório feito pelo delegado Eduardo do Amaral, entendeu que o angolano, Gilberto Casta, juntamente com Dorildes, eram apenas passageiros do veículo que fugiu das viaturas, numa perseguição que começou em Cachoeirinha e terminou em troca de tiros com policiais de Gravataí, conforme registrado em ocorrência.

Além disso, o mesmo relatório ainda apontava um excesso por parte dos três brigadianos de Gravataí, já que durante um novo depoimento, na fase de investigação do caso, mudaram suas versões, não confirmando que a arma encontrada estava com Gilberto na suposta troca de tiros.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o delegado, a requisição do MP pede que os investigadores colham depoimentos dos três PMs de Gravataí e de outros seis do batalhão de Cachoeirinha, onde iniciou a ocorrência. O caso, que agora é investigado pelo Comando e Corregedoria da Brigada Militar (BM), na Capital, busca identificar se houve o equívoco por parte dos policiais, que sustentam a versão de troca de tiros. Já o preso, por meio de um advogado, informou que não portava arma no veículo, e que ouviu os disparos enquanto fugia.

Para o Ministério Público (MP), existem divergências no caso, principalmente na versão do conflito. Os três policiais permanecem em serviço no batalhão de Gravataí. Uma investigação interna foi instaurada um dia depois do ocorrido, pelo comandante do 17º BPM de Gravataí, major Luis Felipe Neves. Na última semana, o Comando Geral avocou o inquérito.

Continua Depois da Publicidade

Entenda o caso

Foi na noite do dia 18 de maio que o técnico em enfermagem, residente no estado de Goiás, Gilberto Casta Almeida, de 26 anos, estava com sua companheira, Dorildes Laurindo, 56 anos, em um veículo de transporte particular (Blablacar) quando o condutor do carro, Luiz Carlos Pail Junior, 31, furou o sinal vermelho em Cachoeirinha após ver uma viatura da Brigada Militar (BM). Policiais do município em acompanhamento ao veículo informaram sobre a ocorrência aos brigadianos de Gravataí.

Na ERS-118, a viatura com os três PMs estava no cerco e quando avistou o carro suspeito, iniciou uma perseguição. Conforme os policiais informaram ainda no flagrante, quando o veículo parou, os ocupantes abriram fogo contra eles, que revidaram. O condutor, Luiz Carlos, estava foragido da justiça e foi capturado após sair correndo. Ele dirigia com uma CNH falsa, o que facilitou seu cadastro na plataforma de transporte.

Continua Depois da Publicidade

Gilberto e Dorildes foram baleados e levados ao hospital. De lá, Gilberto recebeu alta e foi detido no Presídio de Canoas, quando foi solto no dia 29, após um pedido de Habeas Corpus impetrado pela advogada de defesa, Ana Lúcia Konrath Alves, e aceito pela 1ª Vara Criminal de Gravataí, entendendo que Gilberto havia sido preso injustamente. Dorildes permaneceu internada em estado grave no Hospital Dom João Becker, quando na última semana teve sua morte cerebral confirmada.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…