• Geral
  • 18 de abril de 2019

A noite em que o projeto Bomba Amiga virou uma ameaça de bomba com reféns em posto de gasolina

A noite em que o projeto Bomba Amiga virou uma ameaça de bomba com reféns em posto de gasolina
Continua Depois da Publicidade
Foto que viralizou nas redes alertando sobre uma ameaça de bomba com reféns em um posto de Gravataí | Foto: Reprodução

O projeto “Bomba Amiga” – lançado pelo Rotary Clube Parque dos Anjos em agosto de 2018, ganhou destaque, desde a reportagem produzida na tarde desta quarta (17) pelo jornalista Silvestre Silva Santos, mas também pela repercussão nas redes sociais, já que o projeto, que tem por objetivo, arrecadar R$ 0,01 centavo de cada litro de gasolina dos postos credenciados para ajudar no custeio e manutenção de viaturas dos Bombeiros, Brigada Militar (BM) e Socorristas, foi confundido com um assalto envolvendo homens com explosivos e um cordão humano com funcionários e clientes do Posto Apolo, na parada 68, da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira.

Continua Depois da Publicidade

A mensagem que circulava pelos grupos de Whatsapp mostrava a foto do posto de gasolina com viaturas do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e socorristas. Em seguida a informação: “tem um cara dentro da conveniência com reféns e um colete cheio d dinamite”. Em questão de minutos o conteúdo já viralizava nas redes sociais, em páginas de Facebook, alertando até mesmo policiais que buscaram informações com colegas para informações sobre a ocorrência.

Zete divulgando o Bomba Amiga no posto da parada 68. Foto: Divulgação

Ninguém sabe até o momento quem foi o responsável pela divulgação do conteúdo, mas conforme a vice-presidente do Sindilojas e presidente do Rotary Parque dos Anjos, Zete Blehm, a “fake news” ajudou ainda mais na divulgação do projeto. “Nos ajudou, pois estávamos divulgando nos postos que aderiram ao projeto, quando ficamos sabendo dessa repercussão. Estou rindo até agora, virei a mulher bomba, estou recebendo diversas mensagens, e que bom que pelo lado positivo, está ajudando a alavancar nosso projeto”, destacou Zete, mostrando as mensagens dos grupos na qual haviam recebido a informação do suposto atentado com reféns.

Continua Depois da Publicidade

Conforme um policial militar, que preferiu não se identificar, a informação chegou até nos grupos privados compostos por policiais do patrulhamento. “Chegou até nós a informação, mas como o projeto tem o apoio da BM, que também está sendo beneficiada e esteve presente no ato de divulgação naquele posto, já sabíamos que se tratava do projeto Bomba Amiga”, comentou o policial rindo sobre a confusão.

Mais sobre o Bomba Amiga

Em agosto de 2018, o Rotary em parceria com o Corpo de Bombeiros de Gravataí, através de um projeto apresentado pelo Tenente Adriano Silva, lançou o Bomba Amiga Gravataí para ajudar o batalhão de Bombeiro Militar através da arrecadação voluntária em postos de gasolina na cidade.

Continua Depois da Publicidade
Representantes das entidades que são contempladas com o projeto. Foto: Divulgação

O projeto foi assinado e teve autorização do Sindipetro, que auxiliou o Rotary no contato com empresários e donos de postos da cidade. A partir da adesão da empresa, o dinheiro arrecadado ficará sob responsabilidade do Rotary. Em um ajuste nos termos de adesão, foram contemplados ao projeto a BM e os grupos de socorro voluntário.

Os postos credenciados terão uma bomba especial, identificando que no abastecimento dela o consumidor irá ajudar na contribuição de R$ 0,01 centavo para a campanha. No entanto, a cobrança não é obrigatória. Ainda segundo Zete, a região conta com cerca de 70 postos de combustíveis. A meta é estipulada é que metade deles possam aderir a campanha.

Continua Depois da Publicidade

Outras ações de divulgação deverão ocorrer em postos de combustíveis da cidade.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…
Ponte de acesso a Cachoeirinha é bloqueada e apenas ônibus podem passar

Ponte de acesso a Cachoeirinha é bloqueada e apenas…

  O acesso a Cachoeirinha pela Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, foi bloqueado na noite desta quinta-feira (2), devido ao…