Guardas Municipais de Gravataí já podem andar armados fora do horário de serviço

Guardas Municipais de Gravataí já podem andar armados fora do horário de serviço
Continua Depois da Publicidade
Foto: Guarda Municipal de Gravataí | Divulgação

Um aditivo no convênio entre a Polícia Federal e a Guarda Municipal, através da Prefeitura de Gravataí permitiu que os guardas municipais possam andar armados fora do horário de expediente. De acordo com o documento, os agentes terão em suas carteiras funcionais o trecho da lei que permite o uso do armamento de forma integral.

Continua Depois da Publicidade

“Ao identificado neste documento, é autorizado o porte de arma de fogo registradas no SINARM, mesmo fora do horário de serviço, e franco acesso aos locais sujeitos a fiscalização de Policia Administrativa – Lei Federal 10.826/2003; Decreto Federal 5.123/2004; Lei Federal 13.022/2014”, como consta no documento.

Nesta última semana o termo foi ajustado e confirmado com a divulgação no Diário Oficial da União. De acordo com secretário adjunto da pasta da segurança pública de Gravataí, André Brito, a conquista só foi possível quando em 2013 governo municipal, através do prefeito, entendeu a necessidade e protocolou junto à Polícia Federal o pedido.

Continua Depois da Publicidade

“O prefeito, em seu primeiro mandato, entendeu a necessidade da Guarda Municipal de Gravataí, visto que nosso trabalho é desenvolvido de forma colaborativa com os demais órgãos de segurança. Então foi encaminhado o pedido para alteração do convênio e o mesmo retornou com um parecer favorável da Procuradoria Geral da União concedendo o direito a Gravataí”, ressaltou Brito.

Ele ainda avaliou como positivo o porte integral para os agentes, e espera que a medida possa passar maior segurança a população. “Em minha opinião pessoal eu sou a favor de que todo o cidadão de bem, que possa preencher os requisitos de ter uma arma e andar com a mesma, deve ter seu direito respeitado.Os agentes armados 24h, vão ofertar uma segurança para sua família, para a população, passando de forma involuntária também diminuindo a sensação de insegurança. Isso será muito benéfico para o cidadão de bem”, finalizou André.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí já recebeu mais de 32 ônibus com desabrigados de outras cidades

Gravataí já recebeu mais de 32 ônibus com desabrigados…

  O prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon, em um vídeo publicado nas redes sociais na noite desta segunda-feira (06), atualizou as…
Mulher é presa em flagrante por estelionato em Gravataí ao arrecadar R$ 18 mil de forma ilegal; entenda

Mulher é presa em flagrante por estelionato em Gravataí…

  Na noite de segunda-feira (06), uma voluntária que atuava no CTG Aldeia dos Anjos, em Gravataí, foi presa em flagrante…
Para assegurar fornecimento de alimentos, Ceasa/RS retoma operações provisoriamente em Gravataí

Para assegurar fornecimento de alimentos, Ceasa/RS retoma operações provisoriamente…

  A Companhia Estadual de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), cujas instalações em Porto Alegre estão alagadas, anunciou, nesta…