OMS inclui vício em videogame em classificação internacional de doença

OMS inclui vício em videogame em classificação internacional de doença
Continua Depois da Publicidade
Foto: Reprodução | Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou na última segunda-feira (18) a nova Classificação Internacional de Doenças (CID), um sistema que foi criado para listar, sob um mesmo padrão, as principais enfermidades, problemas de saúde pública e transtornos que causam morte ou incapacitação de pessoas. Pela primeira, o vício em videogames foi incluído como perturbação mental, ou seja, doença caracterizada pela “perda de controle no jogo”. O diagnóstico considera, por exemplo, a falta de controle e a prioridade dos jogos na vida da pessoa.

Continua Depois da Publicidade

O documento também passou a incluir condições relacionadas à identidade de gênero no capítulo sobre saúde sexual – antes estavam relacionadas à saúde mental. A 11ª edição da CID será apresentada na Assembleia Mundial de Saúde, que ocorrerá em maio de 2019, para que seja aprovada pelos Estados-Membros. Se aceitas, as mudanças deverão entrar em vigor 1º de janeiro de 2022.

A OMS recebeu mais de 10 mil sugestões de profissionais de saúde de todo mundo para a formatação da nova classificação, A CID-10, ainda em vigor, foi aprovada em 1990. De acordo com as propostas, serão incluídos um capítulo sobre medicina tradicional, outro sobre saúde sexual, considerando o tema relativo a transgêneros, e o transtorno gerado pelos jogos de videogame. Neste último caso, o tema está entre as “desordens de dependência”.

Continua Depois da Publicidade

Para o diagnóstico do vício em videogame, a OMS diz que é necessário haver um comportamento extremo com consequências sobre as “atividades pessoais, familiares, sociais, educativas ou profissionais” e, “em princípio, manifestar-se claramente sobre um período de pelo menos 12 meses”.

A relação de doenças listadas na CID reúne mais de 55 mil códigos.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Inmet divulga alerta de “perigo extremo” no RS; aulas estão suspensas em Gravataí

Inmet divulga alerta de “perigo extremo” no RS; aulas…

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta vermelho na manhã desta quarta-feira (1°), válido até as 8h de…
Com acumulado de 260 milímetros de chuva, Rio Gravataí beira os cinco metros; Prefeitura atualiza os números

Com acumulado de 260 milímetros de chuva, Rio Gravataí…

A Prefeitura de Gravataí atualizou a situação das chuvas torrenciais que atingem o município desde o início da semana. O município…
Cachoeirinha já conta com 35 famílias desalojadas devido às fortes chuvas

Cachoeirinha já conta com 35 famílias desalojadas devido às…

  Em uma última atualização da Defesa Civil, Cachoeirinha contabilizava 35 famílias desalojadas por conta das fortes chuvas que atingem todo…