Balanço revela mais de 700 faltas em consultas no teleagendamento em Gravataí

Balanço revela mais de 700 faltas em consultas no teleagendamento em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto | Giro de Gravataí | Divulgação

Inaugurada em setembro de 2016 pela Prefeitura de Gravataí, a Central de Teleagendamento da Secretaria Municipal de Saúde – SMS existe para simplificar o processo de marcação de consultas. Vinculado a cinco Unidades Básicas de Saúde – UBS do município, o departamento busca reduzir ao máximo o número de abstenções, ou seja, quando os pacientes que agendam os atendimentos não comparecem no dia e horário marcados. Somente no primeiro trimestre deste ano, o sistema contabilizou mais de 700 faltas.

Continua Depois da Publicidade

“A Central de Teleagendamento da SMS atua como um canal de comunicação entre as UBS’s e o paciente, facilitando o serviço de marcação de consulta”, disse o secretário da pasta Jean Torman.

Conforme a coordenadora do departamento, Simone Lourenci, a desistência dos pacientes provoca uma série de consequências. “O não comparecimento às consultas agendadas impede que outras pessoas sejam atendidas, o que compromete a organização da fila de espera”, conclui.

Continua Depois da Publicidade

Para reduzir este índice, a pasta disponibilizou um setor específico para desistências. Desde o lançamento em dezembro do ano passado, o número de faltas diminuiu de 30% para 10%. Ainda, de acordo com a coordenadora, “os principais motivos que justificam estas faltas dizem respeito às condições climáticas, a indisposição e até mesmo o esquecimento” afirma Simone Lourenci.

A Central de Teleagendamento recomenda que, em caso de desistência, os pacientes notifiquem o departamento com no mínimo 24h de antecedência. Deste modo haverá tempo hábil para acionar o paciente subseqüente à lista de espera. O atendimento via telefone ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h, pelo número 0800 400 2022. Já a central de desistências atende pelo telefone 3600.7284.

Continua Depois da Publicidade

Unidades com Teleagendamento:

UBS São Morada do Vale I: segundas-feiras, a partir das 8h;
UBS São Geraldo: terças-feiras, a partir 8h;
UBS São Judas Tadeu: quartas-feiras, a partir das 8h.
UBS Vila Branca: quintas-feiras, a partir das 8h;
UBS Cohab A: sextas-feiras, a partir das 8h.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cachoeirinha contabiliza mais de 2 mil desalojados e 130 pessoas em abrigos

Cachoeirinha contabiliza mais de 2 mil desalojados e 130…

  O cenário gerado em Cachoeirinha devido às fortes chuvas da semana e consequente elevação do nível do Rio Gravataí continua…
Vigilância em Saúde de Gravataí reforça necessidade de ações para prevenção à leptospirose

Vigilância em Saúde de Gravataí reforça necessidade de ações…

  Gravataí, assim como diversas cidades do Rio Grande do Sul, foi atingida pelas fortes chuvas. Além dos estragos materiais, a…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…