IPTU 2018 | Prefeitura faz esclarecimento após reajuste

IPTU 2018 | Prefeitura faz esclarecimento após reajuste
Continua Depois da Publicidade

*Nota emitida pela Prefeitura Municipal de Gravataí sobre o reajuste na taxa de IPTU. O esclarecimento foi feito após as diversas reclamações dos contribuintes, que tiveram um aumento de até 200% em sua guias de pagamento.

Continua Depois da Publicidade

Pela primeira vez, desde 1997, Gravataí confere o tamanho dos seus imóveis, terrenos e áreas construídas, atualizando o cadastro imobiliário do município, por meio de geoprocessamento – que mediu e fotografou casa por casa, terreno por terreno. O levantamento mostrou que milhares de metros quadrados de áreas construídas nunca haviam sido informados à prefeitura. Logo, não pagavam o imposto devido, há muitos anos. Todos devem pagar de forma justa os seus tributos.

Quanto ao reajuste do iptu de 2018, de fato, foi de 7,17%, correspondente ao igpm-m de 2016, conforme determina a legislação. A cidade cresceu e se desenvolveu, e as demandas por serviços públicos também aumentaram. Só que até agora, o “rateio” para custear esses serviços se dava de forma injusta, desproporcional.

Continua Depois da Publicidade

De 2016 para cá, a área construída da cidade saltou de 7.498 milhões de metros quadrados para 12.169 milhões. A não cobrança desses valores implica renúncia fiscal, ou seja, quando os executivos (prefeituras, estados e união) abrem mão de receitas. Era o que acontecia em gravataí.

O carnê/boleto que nesta semana começa a chegar a todos os contribuintes – algo também inédito, porque antes muitos tinham de buscar o documento em pontos próximos de suas residências –, traz uma foto frontal do imóvel e mostra, em imagem aérea, a verdadeira dimensão territorial e predial. Ainda assim, as pessoas que entenderem que há incorreção nos dados devem procurar a secretaria da fazenda (rua dr. Luiz bastos, 1207, centro, na rua lateral da igreja matriz, das 9h às 17h).

Continua Depois da Publicidade

Se os contribuintes informassem, o que seria o correto, as alterações em seus imóveis, não haveria a necessidade de a prefeitura contratar uma empresa para a realização da atualização cadastral. Por isso, essa alteração tão expressiva nos valores cobrados.

Como é uma prática muito comum a população não informar à prefeitura as medições dos terrenos, ampliações e obras realizadas nos imóveis, os órgãos de controle determinam que a prefeitura faça essa atualização, de forma contínua e regular. A boa cobrança é aquela que é feita com correção e justiça, de forma eficiente e igualitária, sem privilégios nem prejuízo para todos os contribuintes.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Caixa aguarda avaliação da perícia para reabrir agência alvo de ataque em Gravataí

Caixa aguarda avaliação da perícia para reabrir agência alvo…

  A Caixa Econômica Federal está à espera do resultado da perícia técnica para reestabelecer o atendimento na unidade da Parada…
Casal é preso por deixar a filha de 3 anos em abrigo de Cachoeirinha

Casal é preso por deixar a filha de 3…

  Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na madrugada deste sábado (18), em Cachoeirinha. Conforme a 1ª…
Pedágio de Gravataí volta a cobrar tarifas a partir da segunda-feira

Pedágio de Gravataí volta a cobrar tarifas a partir…

  A CCR ViaSul anunciou que retomará de forma gradativa a cobrança de tarifas em três praças a partir da 0h…