Com anulação da liminar, cervos poderão ser abatidos

Com anulação da liminar, cervos poderão ser abatidos
Continua Depois da Publicidade

 

Foto: Jackson Muller | Divulgação

Foi na tarde desta última quarta-feira (29) que o desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa, anulou a liminar da Justiça de Gravataí que impedia o processo de abate de mais de 300 cervos do parque Pampas Safari, no município. A decisão impedia que o Grupo Febernati, responsável pelo parque, pudesse fazer um abate dos animais, e também, que fizessem o transporte dos mesmos para frigoríficos da região.

Continua Depois da Publicidade

Entenda o caso

Em abril, os donos do parque pediram autorização para abater os cervos e para que a carne dos animais que não tivessem a doença fosse vendida para consumo humano. O exame para comprovar a tuberculose só seria feito após a morte dos animais. o Ibama não autorizou, e pediu para o Safari fazer os exames com os animais vivos, para que os saudáveis fossem retirados do rebanho contaminado.

Continua Depois da Publicidade

Os donos do parque disseram que não tinham dinheiro para fazer os exames e o tratamento dos cervos. Logo, pediram o abate emergencial de todos os animais por suspeita de tuberculose. Em 2007, búfalos foram contaminados. Em 2013, um novo surto atingiu camelos, lhamas e cervos. O Ibama chegou a interditar o local, mas ele reabriu três meses depois.

Um vídeo gravado durante uma reunião entre agentes da prefeitura e um responsável pelo frigorífico, revelou que cerca de 19 animais teriam sido encaminhados ao abatedouro. Em um outro trecho da conversa, ele afirma que se todos os animais tivessem sidos enviados de uma só vez, já estariam mortos, por isso pediu para que o parque enviasse de 20 em 20. Como o matadouro nunca tinha feito o abate de cervos, eles queriam testar os equipamentos nessa espécie de animal para ter certeza que poderiam realizar o serviço, contou o proprietário em depoimento.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Para assegurar fornecimento de alimentos, Ceasa/RS retoma operações provisoriamente em Gravataí

Para assegurar fornecimento de alimentos, Ceasa/RS retoma operações provisoriamente…

  A Companhia Estadual de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), cujas instalações em Porto Alegre estão alagadas, anunciou, nesta…
Cães e gatos resgatados em Cachoeirinha e Gravataí também precisam de doações

Cães e gatos resgatados em Cachoeirinha e Gravataí também…

  Infelizmente, os animais também estão sofrendo os impactos das cheias no Rio Grande do Sul. Há muitos pets perdidos ou…
Abastecimento de água começa a ser restabelecido em Gravataí

Abastecimento de água começa a ser restabelecido em Gravataí

  O abastecimento de água em Gravataí começa a ser retomado gradualmente. Nesta segunda-feira (6/5), 50% da cidade já está com…