Prefeitura de Cachoeirinha e Sicredi Origens RS firmam parceria para implementar Cooperativa Escolar no município

Prefeitura de Cachoeirinha e Sicredi Origens RS firmam parceria para implementar Cooperativa Escolar no município
Continua Depois da Publicidade

 

A Prefeitura de Cachoeirinha e a Sicredi Origens RS firmaram na tarde desta quarta-feira,28, uma parceria para a implementação da primeira Cooperativa Escolar no município. O acordo, que conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, marca um novo capítulo no desenvolvimento educacional e econômico da região.

Continua Depois da Publicidade

O Programa Cooperativas Escolares, iniciativa do Sicredi, visa estimular o protagonismo dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Augusto Ritter com idades entre 11 e 15 anos. Eles participarão voluntariamente de oficinas e formações no contraturno escolar, focadas no modelo e prática cooperativista, além de receberem incentivo ao empreendedorismo.

Ato de assinatura reuniu instituições de ensino e órgãos municipais.

O prefeito Cristian Wasem enfatizou a colaboração conjunta entre a Prefeitura, Sicredi, entidades e a comunidade escolar. “Investir na educação e capacitar nossos jovens para o mercado de trabalho é investir no futuro de Cachoeirinha,” declarou o prefeito.

Continua Depois da Publicidade

O vice-prefeito, delegado João Paulo, ressaltou a importância de uma educação que se adapte às demandas do mercado atual. “A escola precisa oferecer conteúdos atrativos que preparem nossos jovens para o futuro,” comentou.

Fomentando o empreendedorismo e a educação cidadã

Continua Depois da Publicidade

Alcides Brugnera, Vice-Presidente da Sicredi Origens RS, destacou que o objetivo do projeto é despertar o espírito empreendedor desde cedo e contribuir para o crescimento da cidade. 

“O Sicredi vem para somar, oferecendo sua expertise e fomentando o desenvolvimento local através da formação de uma mão de obra qualificada. Nosso objetivo é através de oficinas  e formações focadas no modelo e prática cooperativista preparar os alunos para o mercado de trabalho e contribuir para uma sociedade mais próspera”, concluiu Brugnera.

Continua Depois da Publicidade

A secretária de Educação, Isabel Fonseca, enfatizou que esse é apenas o início de um projeto piloto e que a ideia é expandi-lo para outras escolas da cidade. 

“Ao promover um ambiente cooperativo, buscamos não apenas transmitir conhecimento, mas também instigar uma mudança de mentalidade nos futuros empreendedores, capacitando-os a realizarem seus sonhos e serem quem desejam ser.”

Continua Depois da Publicidade

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Augusto Ritter, Camila Siqueira, expressou grande entusiasmo com a iniciativa. “Estamos felizes por desenvolver o potencial dos nossos alunos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade”, disse.

Cristiane Perosa, diretora do Senac, enfatizou que o programa formará lideranças e trará bons frutos. “Essa é uma oportunidade para que os alunos possam vivenciar ações que vão além da grade curricular, de ajudar a pensar em ações que envolvam a escola e o social”, afirmou.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Sueme Pompeo de Mattos, enfatizou o foco do governo municipal no tema empregabilidade e geração de renda, sublinhando as parcerias com a Uniritter, Cesuca, FGTAS, Sesc, Senac e Sindilojas que serão fundamentais para o sucesso do projeto.

Continua Depois da Publicidade

Sobre o programa

O programa Cooperativas Escolares, gerido pela Fundação Sicredi, acontece em todas as regiões brasileiras onde a Instituição Financeira Cooperativa atua, tem como objetivo proporcionar aos alunos participantes a vivência do modelo cooperativista no ambiente escolar, desenvolvendo competências essenciais para sua jornada educacional e para a vida em sociedade.

Os participantes, organizados em uma cooperativa, mergulham na estrutura de governança do modelo de negócio, experimentando uma gestão participativa e democrática.

Por meio dessa experiência, os estudantes engajam-se em atividades que não apenas enriquecem sua jornada educacional, mas também desenvolvem competências essenciais, como liderança, responsabilidade cidadã, inclusão social e educação financeira.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Casal é preso por deixar a filha de 3 anos em abrigo de Cachoeirinha

Casal é preso por deixar a filha de 3…

  Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na madrugada deste sábado (18), em Cachoeirinha. Conforme a 1ª…
Cachoeirinha inicia força-tarefa para emissão das certidões dos desabrigados

Cachoeirinha inicia força-tarefa para emissão das certidões dos desabrigados

  Em uma união de esforços do Poder Judiciário com o Registro Civil, com o apoio da OAB Cachoeirinha e da…
Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital pela Papa João XXIII está liberado

Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, atualizou, no final da tarde desta segunda-feira (13), a situação nas entradas e saídas de Cachoeirinha…