• Geral
  • 31 de outubro de 2017

Jovem que participou do atentado na Morada do Vale foi colocado em liberdade dias antes do crime

Jovem que participou do atentado na Morada do Vale foi colocado em liberdade dias antes do crime
Continua Depois da Publicidade

Um dia após a Polícia Civil ter indiciado Lucas Ariel Soares Teixeira, de 23 anos, ele e outros dois comparsas foram presos pela Brigada Militar (BM), na madrugada do dia 28 de setembro, no bairro Vera Cruz, em Gravataí. Na ação, os policiais localizaram diversos armamentos, dinheiro e entorpecentes, onde jovens realizam o tráfico de drogas naquela região.

Continua Depois da Publicidade

A investigação aponta Ariel como um dos participantes da morte do jovem Luis Gustavo da Silva, de 18 anos, e do cadeirante Jorge Luis da Rosa, de 25 anos, ocorrida no último dia 02 de agosto, em frente a uma danceteria, na parada 75, em Gravataí. Além deste crime, o jovem também é suspeito de ter participado da morte do motoboy Diogo Silva Pinheiro, 24 anos, ocorrida no dia 16 de agosto, na Rua Paulo Fink, no Rincão da Madalena. Crime cometido com os mesmos comparsas que participaram de outros ataques em Gravataí, já investigados pela polícia.

O Giro de Gravataí teve acesso ao despacho expedido pela juíza titular da Vara do JECRIM – Juizado Especial Criminal. 24 dias após sua soltura, ele participou do atentado a tiros na Morada do Vale II, que deixou duas pessoas mortas e outras 33 feridas.

Continua Depois da Publicidade

Mesmo com o pedido de prisão preventiva, acatado pelo Ministério Público (MP), e uma outra condenação, a pretora reconheceu a prisão em flagrante por posse ilegal de arma, mas no final do despacho concedeu a liberdade provisória para Lucas Ariel. De acordo com especialistas da área do direito penal, que foram consultados pelo Giro de Gravataí, a juíza analisou a prisão em flagrante do acusado e decretou sua liberdade perante aquele crime, mas diante de suas condenações, ele deveria permanecer preso, o que não aconteceu. Para os especialistas, a juíza agiu corretamente em sua ação, mas houve algum erro em meio ao processo, o que pode ter colocado o acusado de forma irregular em liberdade. A reportagem do Giro está coletando maiores informações sobre o caso.

Despacho garantindo a liberdade de Lucas Ariel Soares Teixeira | Foto: Reprodução

Polícia na cola dos três

Continua Depois da Publicidade

A Delegacia de Homicídios de Gravataí já identificou pelo menos três criminosos responsáveis pelo atentado a tiros no Vale. Trata-se de Bruno Belomo da Silva, João Daniel Duarte de Souza e Lucas Ariel Soares Teixeira, já citado acima. De acordo com a polícia, apesar da idade, os jovens já colecionam passagens, entre elas, homicídios e tráfico de drogas. A investigação também informou que no dia 28/09, ao ser preso pela BM, Lucas havia informado que ele e seus companheiros do crime estariam se preparando para um ataque contra membros da facção rival, atuante nas Moradas do Vale.

De acordo com o delegado Felipe Borba, titular da Homicídios de Gravataí, João Daniel Duarte de Souza, o primeiro identificado no atentado, é suspeito de outros dois homicídios praticados na cidade. “Existe a possibilidade que ele tenha participado de outros dois crimes na cidade, mas os casos estão sendo investigados e não vamos divulgar ainda para não atrapalhar as investigações”, contou.

Continua Depois da Publicidade

As denúncias anônimas

“Embora as pessoas tenham medo de denunciar, é importante que comuniquem qualquer informação sobre o paradeiro desses jovens. Garantimos o total sigilo das fontes, assim, com as informações que chegam, vamos trabalhar em cima para elucidar os casos e ajudar a frear a criminalidade no município”, contou um dos agentes da delegacia. A Homicídios de Gravataí recebe denúncias anônimas pelos telefones 3945-2741 ou pelo whatsapp 98608-8876.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Apesar da chuva, tendência é de que o nível do Rio Gravataí siga baixando gradualmente

Apesar da chuva, tendência é de que o nível…

  As previsões meteorológicas indicam que a chuva continua na região nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 de maio,…
Em Gravataí, decreto cria protocolo para situações de violência nos abrigos e com voluntários

Em Gravataí, decreto cria protocolo para situações de violência…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SMDH), publicou o decreto de nº…
Vítimas das enchentes que precisam de auxílio jurídico podem recorrer à CNEC Gravataí

Vítimas das enchentes que precisam de auxílio jurídico podem…

  A partir de segunda-feira (20/5), a CNEC Gravataí passará a oferecer auxílio jurídico gratuito para vítimas das enchentes que precisam…