• Geral
  • 26 de dezembro de 2023

Plano de Contingência e proposta para alteração de lei são apresentados em Gravataí

Plano de Contingência e proposta para alteração de lei são apresentados em Gravataí
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Plano de Contingência e proposta para alteração de lei são apresentados em Gravataí, ID: 79421

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

 

Na manhã desta terça-feira (26), a Defesa Civil de Gravataí apresentou o novo Plano de Contingência e uma proposta para alteração da Lei 1961/2023. O documento prevê estratégias e ações em caso de desastres e condições de vulnerabilidades associadas a condições climáticas, geográficas, socioeconômicas e de saúde.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Roberto, o novo plano foi elaborado após várias reuniões de alinhamento estratégico e será ativado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos, seja pela evolução das informações monitoradas, pela ocorrência do evento ou pela dimensão do impacto, em especial:

– Quando a precipitação monitorada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil for superior ou igual a 60mm em uma hora, ou a média do volume de chuvas atingir níveis altos conforme cálculos baseados nos 60 mm em uma hora, ou quando for emitido o Alerta e Alarme pelo Sistema do Cemaden, Defesa Civil do Estado;

Continua Depois da Publicidade

– Quando o nível do Rio Gravataí for superior ou igual a 4mts e 50cm, quando seu índice normal é de 2mts e 60cm;

– Padrões estabelecidos para fins de monitoramento dos níveis do Rio Gravataí foram acordados com a Defesa Civil Estadual, que agora conta com uma estação Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas.

Continua Depois da Publicidade

Apoio e acolhida

O Plano Municipal de Contingência é dividido de acordo com o papel de cada Secretaria e foca em mapear as áreas de risco, a estrutura disponível para resgate, e a assistência social e médica aos atingidos. Do mesmo modo, o documento prevê as prioridades na limpeza e reconstrução de estruturas públicas atingidas, como estradas, parques e pontes.

Continua Depois da Publicidade

Fazem parte do Plano as Secretarias de Saúde, Educação, Habitação, Segurança Pública, Obras Públicas, Serviços Urbanos, Assistência Social, Agricultura e Abastecimento, Governança e Comunicação Social, além da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Farmácia Municipal de Gravataí fornece medicamentos para população dos abrigos

Farmácia Municipal de Gravataí fornece medicamentos para população dos…

  A Prefeitura de Gravataí segue monitorando e trabalhando para auxiliar os desabrigados. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está com…
Gravataí conta com área azul isenta em pontos de doações

Gravataí conta com área azul isenta em pontos de…

  Para que a onda solidária dos últimos dias continue trazendo apenas benefícios para a população, a Prefeitura de Gravataí, por…
Com apoio de voluntários, Ginásio de Gravataí se torna centro de distribuição estadual

Com apoio de voluntários, Ginásio de Gravataí se torna…

  Gravataí se tornou referência no atendimento de desabrigados de outros municípios e na distribuição de donativos para cidades da Região…