• Geral
  • 14 de dezembro de 2023

Município contrata viagens do barco-escola para alunos conhecerem o Rio Gravataí

Município contrata viagens do barco-escola para alunos conhecerem o Rio Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o Executivo contratou 50 viagens do barco-escola para 2024, oportunizando que estudantes conheçam o Rio Gravataí e aprendam sobre preservação, complementando o que é ensinado nas escolas. “Precisamos de atividades como essa para mostrar a importância e a necessidade de cuidarmos da nossa cidade e da nossa natureza. Fazendo isso com as crianças, estamos criando adultos conscientes e responsáveis”, afirma o titular da pasta, Diego Moraes, que participou do passeio-aula do Projeto Rio Limpo realizado nesta quinta-feira (14/12).

Continua Depois da Publicidade

A viagem de hoje marcou o encerramento das atividades do Conselho Municipal de Meio Ambiente em 2023. A reunião dos conselheiros ocorreu na Comunidade Lírio dos Vales, em parceria com o Projeto Rio Limpo, que é uma iniciativa da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG). “O Conselho é da comunidade, aqui desenvolvemos políticas públicas que podem e são implementadas no município. Queremos mostrar o que a comunidade de Gravataí tem feito na questão do meio ambiente, pois estes projetos, estas políticas não podem estar só no papel, precisam estar lá, sendo debatidas e colocadas em prática”, explicou o presidente do Conselho, José Alberto Cariolatto Pinheiro, durante o evento.

Com 1h30 de duração, a viagem percorre a Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, a maior unidade de conservação do Rio Grande do Sul, segundo o coordenador do Projeto Rio Limpo, o geólogo Sérgio Cardoso. Na aula, Sérgio destacou que, conforme Gravataí cresce, o rio precisa ser levado em consideração. “Devemos enxergar o planejamento das cidades como uma forma de proteção dos recursos hídricos. A questão da falta de água é uma questão de planejamento, de fazer a coisa certa na hora certa”, frisa.

Continua Depois da Publicidade

O geólogo também ressaltou que aproximadamente 1 milhão de pessoas dependem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e que a fama de ser um dos mais poluídos do Brasil não procede. Ele aponta que 30% do rio é poluído, enquanto 70% de toda a sua extensão está em boas condições.

*Com informações e fotos da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí apresenta estabilidade no nível desde a madrugada desta segunda-feira

Rio Gravataí apresenta estabilidade no nível desde a madrugada…

O Rio Gravataí, de acordo com novos dados da Estação Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas, no Caça e Pesca –…
RS tem 265 cidades atingidas pelas cheias; Rio Gravataí já chegou a 6,17m

RS tem 265 cidades atingidas pelas cheias; Rio Gravataí…

  Publicado em edição extra do Diário Oficial (DOE) deste domingo (5/5), o Decreto 57.600 reitera o estado de calamidade pública…
Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…