Mostra de tecnologia em Gravataí promete reunir mais de 300 alunos da rede pública

Mostra de tecnologia em Gravataí promete reunir mais de 300 alunos da rede pública
Continua Depois da Publicidade

 

Com a participação de estudantes de 69 das 76 escolas da rede municipal de ensino, a 2ª (MCTGrav) será realizada em 16 e 17 novembro. A ideia do evento da prefeitura é divulgar para a comunidade pesquisas feitas em sala de aula, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos entre as instituições.

Continua Depois da Publicidade

Gravataí está sendo piloto do Programa Nacional de Promoção a Iniciação Científica na Educação Básica (ProNICE). A plataforma da iniciativa, que está sendo cotada para receber recursos do MEC e ser implementada em todo o país, foi usada para a organização da mostra municipal, desde a formação dos professores, cadastro dos projetos, realização de mostras internas e avaliação dos trabalhos.

No ano passado, a primeira edição do evento teve 40 projetos apresentados por 160 estudantes de 16 escolas. Neste ano, serão 69 projetos, tendo 276 estudantes expositores de 69 instituições. “Estimular a curiosidade e a criatividade é um grande aliado da aprendizagem. Quando o aluno é desafiado a buscar soluções para problemas do cotidiano, ele aprende mais e ajuda a construir novas possibilidades. Isso é a inovação que queremos despertar cada vez mais nos nossos jovens”, avalia o prefeito Luiz Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

Os estudantes participam nas seguintes categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5° ano); Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) e Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e organizada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE).

Além das exposições dos trabalhos realizados pelos estudantes, o evento também terá uma programação recheada de atividades de integração como Desafio de Robótica e Hora do Conto. “A expectativa é que possamos inspirar ainda mais o interesse pela ciência, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação, além de promover a integração entre os alunos, professores e comunidade”, complementa a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…