Pedágio na ERS-118 vai prejudicar a economia de Gravataí, aponta Zaffalon na Granpal

Pedágio na ERS-118 vai prejudicar a economia de Gravataí, aponta Zaffalon na Granpal
Continua Depois da Publicidade
Rodovia é o principal eixo de escoamento da produção na região, além de ser rota logística para gigantes instaladas na cidade. Foto do novo acesso ao Distrito Industrial: PMG/Divulgação.

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, se manifestou nesta quinta-feira (02) durante uma nota oficial da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) que repudia a instalação de pedágios na ERS-118. O assunto veio à tona nesta semana após o governo do RS iniciar novos estudos para a implantação das cobranças.

Continua Depois da Publicidade

No entanto, mesmo que o sistema possa ser FreeFlow (sem a criação das cabines de pedágio), governantes acusam o governador de descumprir uma promessa de campanha. Além disso, durante a eleição, Eduardo leite assinou um documento se comprometendo a não instalar pedágios ou praticar cobranças na ERS-118.

A assinatura ocorreu através do Movimento ERS-118 Sem Pedágio, que reúne empresários, lideranças e políticos da Região Metropolitana. 

Continua Depois da Publicidade

Em sua fala na Granpal, Zaffalon destacou os prejuízos à economia da cidade. “Diversas empresas procuram Gravataí justamente por sua localização privilegiada, há 15 minutos do Aeroporto Salgado Filho e conectada com a malha rodoviária do Estado. 

A instalação de um pedágio na rodovia prejudicaria a economia da cidade, seja qual for o sistema de cobrança adotado. Gravataí já foi muito prejudicada pelo pedágio da freeway, o qual brigamos muito para mudar a praça de local”, aponta o prefeito, ao lembrar da mudança da praça de pedágio da BR-290 feita a partir da entrada da CCR Via Sul.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

De calamidade à situação de emergência; o que muda para Gravataí e Cachoeirinha com a reclassificação?

De calamidade à situação de emergência; o que muda…

  O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública desde 1º de maio em razão dos eventos climáticos…
Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia consecutivo

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia…

  O nível do Rio Gravataí segue baixando de forma gradativa desde o último dia 14. Na região do Caça e…
Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida por aplicativos

Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida…

  O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital investiga a morte do morador de Gravataí Rafael Calvetti, de…