• Geral
  • 27 de janeiro de 2023

Nível do Rio Gravataí subiu 25 centímetros nos últimos dias

Nível do Rio Gravataí subiu 25 centímetros nos últimos dias
Continua Depois da Publicidade
Obras e serviços que vem sendo executados na região colaboraram para a elevação de 21 para 46 centímetros. Foto: Cristiano Abreu/Prefeitura de Gravataí

De acordo com a Prefeitura de Gravataí, as soluções apresentadas pela Corsan para evitar o desabastecimento de pelo menos 150 mil pessoas no município estão gerando os primeiros resultados. Conforme o Boletim de Estiagem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS), o nível do Rio Gravataí subiu 25 centímetros nos últimos dias – de 21 para 46.

Continua Depois da Publicidade

Na manhã de quinta-feira (26/1), o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Gravataí, além da Guarda Florestal do Estado, percorreram o rio em uma nova ação de fiscalização. Os agentes públicos também acompanharam o andamento dos trabalhos para desviar água da Barragem do Incra no Banhado dos Pachecos, em Viamão, pelo Canal do DNOS, e garantir água às populações de Alvorada e Gravataí.

Cinco máquinas realizam a dragagem de um trecho de sete quilômetros do Canal do DNOS entre a barragem e o Rio Gravataí. A execução do serviço já permite uma vazão maior de água, resultando na elevação do nível verificada no rio, no ponto de captação, no Passo dos Negros, em Gravataí. Após a conclusão, que está prevista para os próximos dias, a intervenção garantirá um volume aproximado de 400 litros por segundo.

Continua Depois da Publicidade

Outra medida é a construção de uma contenção no Bairro Mato Alto. A barreira com um metro de altura tem a finalidade de represar a água, que será desviada do Banhado dos Pachecos, e garantir o abastecimento de aproximadamente 40 mil economias. Nesta sexta-feira (27/1) já era possível observar a água quase na altura da contenção erguida com 150 metros cúbicos de pedra.

Com o objetivo de fazer cumprir o Decreto 20.241/2022, que estabelece as diretrizes municipais para a racionalização e combate ao desperdício de água em Gravataí, a Guarda Municipal tem percorrido a cidade, alertando, principalmente, donos de postos de combustível, de revendas e de lavagens de carro. “Até que a Corsan apresente e execute obras definitivas, que resolvam de vez o problema de abastecimento na cidade durante o verão, essa é uma tarefa de todos, tratar a água como o bem mais precioso, com uma atitude cidadã de responsabilidade”, reitera o prefeito.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Cristiano Abreu/Prefeitura de Gravataí

*Com informações da Prefeitura de Gravataí.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Cachoeirinha e Gravataí, apelo é feito aos empresários e comunidade para que doem água

Em Cachoeirinha e Gravataí, apelo é feito aos empresários…

  Com parte dos bairros de Gravataí e Cachoeirinha sem água, a colaboração de empresários e de moradores residentes em áreas…
Imóveis atingidos por alagamentos terão isenção da tarifa de água no RS

Imóveis atingidos por alagamentos terão isenção da tarifa de…

  Com a presença do governador Eduardo Leite e do vice, Gabriel Souza, a Corsan, o Ministério Público e a Defensoria…
Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…