• Saúde
  • 22 de janeiro de 2023

Avança obra da nova Emergência SUS em Gravataí

Avança obra da nova Emergência SUS em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Estrutura permitirá ao hospital triplicar o número de leitos ofertados a pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Serviço que promete trazer um atendimento ainda mais qualificado à população de Gravataí, a Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB) registra importante avanço. A fase final de montagem da estrutura de concreto pré-moldada, iniciada em dezembro, foi concluída nos últimos dias.

Continua Depois da Publicidade

Desta forma, quem passa pelas imediações da Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, no Centro, consegue observar as mudanças que ampliarão a área física e permitirão à Casa de Saúde triplicar a oferta de leitos pelo Sistema Único de Saúde.

Foto: Reprodução/PMG

“Já temos uma UTI duplicada e, em breve, teremos uma emergência triplicada. Termos uma estrutura hospitalar como essa que está sendo erguida é motivo de orgulho para Gravataí”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon. A nova estrutura irá passar dos atuais 405 metros quadrados para 1.240 metros quadrados e de nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos – de seis para 13 unidades – e criar salas de apoio assistencial.

Continua Depois da Publicidade

Após a finalização de montagem da estrutura, a obra entra na fase de execução da cobertura, composta pelo telhado e platibanda, bem como possibilita que sejam feitas as devidas impermeabilizações. De acordo com o hospital, a tendência é de que a Nova Emergência SUS já possa ser utilizada na segunda metade deste ano, permitindo maior conforto e qualidade assistenciais aos pacientes.

“Com o crescimento da população, a busca pelos serviços da atual emergência já supera, e muito, a capacidade de atendimento. Sendo assim, já implementamos um sistema de gestão assistencial aos pacientes na atual emergência, permitindo que eles sejam atendidos de forma mais rápida e permaneçam menos tempo naquele local”, completa o superintendente do HDJB, Antonio Weston.

Continua Depois da Publicidade

No último dezembro, o governo do Estado anunciou o repasse de R$ 4,2 milhões para auxiliar no custeio das obras em andamento, mesmo valor repassado pelo município para o serviço. Os recursos da prefeitura estão dentro do Programa Amplia Hospital, que prioriza a expansão da atenção hospitalar e busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, por meio da união de esforços e em tempo reduzido, tendo em vista o melhor atendimento em saúde à população.

“Uma nova e moderna emergência SUS está a caminho, mudando completamente a ambiência estrutural do serviço.”, finaliza o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Continua Depois da Publicidade

A partir da SMS, a Prefeitura não tem medido esforços para qualificar os serviços de saúde, desde a Atenção Básica, porta de entrada aos serviços de saúde, até os serviços de urgência e emergência. Ainda em 2021, também com auxílio do governo municipal, o HDJB teve seu número de leitos de UTI duplicado, passando de dez para 20 unidades.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…
Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão disponíveis em Gravataí

Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão…

  As enchentes e as fortes chuvas reforçam a necessidade de cuidados de saúde a moradores atingidos diretamente e a voluntários…
Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…