• Geral
  • 25 de novembro de 2022

Pagamento do IPVA 2023 pode ser feito a partir de 14 de dezembro

Pagamento do IPVA 2023 pode ser feito a partir de 14 de dezembro
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Fazenda anunciou, nesta sexta-feira (25), o calendário do IPVA 2023. Os descontos seguem os mesmos do ano passado, assim como o parcelamento em seis vezes. O pagamento do IPVA estará liberado a partir de 14 de dezembro.

Continua Depois da Publicidade

Quem quitar o tributo de 14 a 29 de dezembro terá desconto de antecipação de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários deve ficar em 5,88%), gerando redução potencial de 15,88%.

As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Quase metade da frota tributável (42%) terá descontos de Bom Motorista e 25% de Bom Cidadão.

Continua Depois da Publicidade

Pagando antecipadamente, em dezembro, e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 32% sobre o valor total do imposto, pois os descontos são cumulativos. O Governo destaca que um dos destaques é a possibilidade de pagamento via Pix.

O secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, destaca que os descontos aplicados no IPVA 2022 e que estão sendo mantidos em 2023 são os maiores já oferecidos pelo Estado. “Houve valorização dos veículos no mercado nacional nos últimos anos, situação que ocorre também em outros países. Com a oferta menor de veículos novos, há maior procura pelos usados e, consequentemente, oscilações de preços, que variam conforme o modelo”, explica.

Continua Depois da Publicidade

De janeiro a março também haverá desconto nos pagamentos. Porém, nestes casos, em menor porcentagem. Pagamentos em janeiro terão desconto de 10%, fevereiro de 6% e em março de 3%.

O pagamento do IPVA é obrigatório a todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2004, exceto os isentos em lei. Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Continua Depois da Publicidade

O pagamento pode ser feito no Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (somente para clientes).

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Sul.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Governo do RS disponibiliza site com serviços e informações sobre a catástrofe climática

Governo do RS disponibiliza site com serviços e informações…

  O Governo do Estado criou um site, intitulado SOS Enchentes, que tem como objetivo reunir serviços e informações atualizadas sobre…
Cabeleireira reúne colegas de profissão para ação beneficente em abrigo de Gravataí

Cabeleireira reúne colegas de profissão para ação beneficente em…

  A fim de promover um pouco mais de alegria para os desabrigados, a cabeleireira Ana Paula Lima reuniu, na última…