Autoridade de quatro patas: conheça o Canil da Brigada Militar de Gravataí

Autoridade de quatro patas: conheça o Canil da Brigada Militar de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

cabeçalho

Gabriel Siota Ganzer – Giro de Gravataí

Continua Depois da Publicidade

É comum para comerciantes e lojistas ao longo da Avenida José Loureiro da Silva se depararem com policiais da Brigada Militar de Gravataí patrulhando as ruas acompanhados de cães. Isso porque o Canil do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Gravataí é considerado um dos mais ativos do Estado e reconhecido até pelos melhores canis do Brasil.

Diariamente, a viatura com os animais sai para o patrulhamento nos bairros do município. Além de participarem das rondas ostensivas, os cães são utilizados para serviços de revista em delegacias e até para apresentações em escolas da cidade.

Continua Depois da Publicidade

A rede social a serviço da população

Outra solução usada por comerciantes de Gravataí é a interação através de aplicativos. Policiais do 17º BPM participam de grupos de WhatsApp por meio dos quais proprietários e funcionários atualizam sobre a situação de seu estabelecimento e pedem ajuda quando necessário. Os bancários do município também criaram um grupo e ficam conectados aos policiais 24 horas por dia. Os cães são solicitados para revistas no interior de estabelecimentos e agências.

Continua Depois da Publicidade

O canil da BM conta hoje com seis cães policiais e outros sete com “duplo emprego”, denominação dada aos animais que possuem duas ou mais especialidades.

“O nosso canil foi criado através de uma demanda da comunidade. Foi para suprir a necessidade da população e também para ajudar o policial em algumas ações. Hoje temos cães de faro de drogas e até especializados em faro de explosivos. Nós vivemos e respiramos isso aqui, temos orgulho de ter esse companheiro de quatro patas ao nosso lado”, ressaltou o sargento Araújo, um dos criadores do Canil do 17º BPM.

Continua Depois da Publicidade

O suposto fechamento do Canil

14563294_570311526485741_1466166755307182279_nDesde que foi feita uma visita do Comando Regional da Brigada Militar, policiais não conseguem mais trabalhar na mesma tranquilidade, já que ventila a suspeita de que o Canil poderá fechar. A ideia teria partido do comando geral da Brigada Militar, que visa à regionalização do Canil.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o ex-comandante do 17º BPM de Gravataí, major Couto, o projeto já teria sido feito e estaria esperando por análise para ser posto em prática. Ainda segundo o major, se aprovado, a população gravataiense seria prejudicada devido ao ótimo serviço que o Canil da BM presta no município.

“Eles querem regionalizar, tirar o Canil de Gravataí e deixar apenas um em Canoas. No entanto, se algo acontecer em Glorinha, os cães de lá irão demorar horas até chegar ao município, que também é de nossa competência. Isso inviabiliza nosso trabalho. O Canil do 17º é um dos mais conhecidos do Estado, isso sem contar que os policiais fazem muito mais do que o próprio serviço, eles têm amor pelos cães e fazem aquilo com muita satisfação. Seria um lástima tirar esse serviço essencial. Não é só Gravataí, cidades como Cachoeirinha, Glorinha e até Porto Alegre irão perder muito com a retirada desse serviço”, relatou Couto.

População unida em apoio ao Canil ORIGINAL

Continua Depois da Publicidade

Seja nas redes sociais ou até mesmo nas ruas, o que não falta é moradores agradecendo o trabalho do Canil no município. Pelo Facebook, diversos populares publicaram fotos com placas pedindo o não fechamento do Canil. Com as hashtags #Canil17BPM #EuApoio, eles promoveram uma febre na rede social e levantaram a bandeira para que o serviço não seja retirado do município. Na foto, Kauany Gotim e Henrique da Silva declaram apoio ao canil.

Autoridades também são contra o fechamento

De acordo com o titular da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (SMASP), André Brito, o Canil da Brigada Militar de Gravataí é referência no estado e um grande aliado para o patrulhamento ostensivo. Ainda segundo André, diversas medidas foram pensadas para manter o canil em Gravataí, ele também se diz otimista pela permanência do serviço no município.

“Ficamos sabendo desse suposto fechamento e logo tomamos uma posição. Não só somos contrários ao fechamento, como também já tratamos deste assunto. Conversei com o Marco Alba e ele também está unindo forças para que o canil não saia do município. O serviço que é realizado é precioso, vamos batalhar para manter o pessoal com esse serviço no município, contou Brito.

faixa

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…