Médicos e médicas que dedicaram suas vidas à Gravataí serão homenageados hoje

Médicos e médicas que dedicaram suas vidas à Gravataí serão homenageados hoje
Continua Depois da Publicidade
Foto: Reprodução/Jornal de Gravataí

Quatro profissionais que dedicaram suas vidas por décadas ao atendimento de gravataienses serão homenageados na Câmara de Vereadores e uma sessão solene às 18h de hoje. A honraria, organizada pelo Hospital Dom João Becker e a Associação Médica de Gravataí (AMG) farão a ceremonia aos profissionais Floriano Castilhos Torres, Francisco Sérgio Feijó, Luiza Augusta Roennau Cabral e Glair Cardoso Bailon.

Continua Depois da Publicidade

Dr. Floriano Castilhos Torres – O médico obstetra está com 87 anos. Foi convidado a vir para Gravataí em 1963 porque o Dr. Luiz Bastos do Prado estava doente e o município contava com apenas três médicos no hospital. A casa de saúde tinha seis quartos na época, uma pequena sala de parto sem raio-x e sem laboratório, conforme o profissional, que recorda de muitos momentos importantes da história do HDJB. Ele era cirurgião, o que foi um diferencial na ocasião. Floriano foi diretor do hospital duas vezes.

Dr. Francisco Sérgio Feijó – Aos 82 anos, consolidou a carreira na Medicina em Gravataí, cidade na qual está há 48 anos. Formado em 1975, fez especialização em Geriatria e Pneumologia. Durante 28 anos atuou como perito do INSS. Em 1984, assumiu interinamente a direção do hospital, após a morte do Dr. Mário Berlitz. Está doente, mas ainda se dedica à profissão.

Continua Depois da Publicidade

Dra. Luiza Augusta Roennau Cabral – Tem 77 anos, é casada e mãe de três filhos. Formou-se em 1963 e segue trabalhando. A médica é oftalmologista e também possui especialização em Otorrinolaringologia. Assim como muitos colegas de profissão, recorda de épocas em que as condições de trabalho eram precárias, porém o amor ao ofício motivava a seguir em frente.

Dra. Glair Cardoso Bailon – Formada em 1969, a médica começou a trabalhar no HDJB dois anos depois. Foi pioneira no atendimento prestado no centro obstétrico e recorda de momentos difíceis enfrentados pelos profissionais, que se deparavam com intercorrências graves e limitações na rotina de trabalho. Nenhuma dificuldade, todavia, a afastou da Medicina, uma vocação.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…