Gravataí atinge nota “A” no Ranking das Contas públicas do Tesouro Nacional

Gravataí atinge nota “A” no Ranking das Contas públicas do Tesouro Nacional
Continua Depois da Publicidade
Foto: PMG/Divulgação

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), divulgou o Ranking das Contas Públicas do Tesouro Nacional. Gravataí obteve nota A, 96,5% de aproveitamento, e está entre os 368 melhores municípios do país – ao todo são 5.568.

Continua Depois da Publicidade

O Siconfi foi desenvolvido como um instrumento para, dentre outros objetivos, facilitar a produção e análise de informações contábeis e fiscais, padronizar os mecanismos de consolidação e aumentar a qualidade e confiabilidade das informações contábeis, financeiras e de estatísticas fiscais recebidas dos municípios, estados, Distrito Federal e União. Para o Ranking de 2021, que analisa os dados de 2020, foram consideradas as declarações homologadas no Siconfi até o dia 3/6/2021. Por sua vez, para o Ranking de 2022, que analisa dados de 2021, foram consideradas as declarações homologadas no Siconfi até o dia 24/5/2022.

Em maio último, a administração municipal de Gravataí já havia entrado para o seleto grupo de municípios com conceito “A” no ranking de Capacidade de Pagamento (Capag) da STN que mede a saúde financeira dos municípios e suas condições para obter garantias da União e taxas de juros mais acessíveis. Durante o anúncio de investimento de R$ 200 milhões em obras até 2024, nesta quarta-feira, 29, o prefeito Luiz Zaffalon destacou o fato de a prefeitura estar pagando uma das menores taxas de juro (7% + CDI), justamente, por conta da pontuação no Capag. “Nosso desempenho conjuga dois fatores cruciais para a administração pública, que é a eficiência, com gerenciamento sério e responsável dos recursos públicos, e modernização da estrutura administrativa”, reiterou Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severgnini, o desempenho de Gravataí no ranking publicado pelo Tesouro Nacional quanto à qualidade da informação contábil e fiscal no exercício de 2021 indica o aperfeiçoamento das rotinas adotadas pela contabilidade do município, a partir da adoção de processos que aproveitam a qualidade dos profissionais de contabilidade da prefeitura e o sistema informatizado contratado pelo município.

“Várias boas práticas vêm sendo implementadas ao longo dos últimos anos, de maneira a primar pela correção e tempestividade dos atos contábeis. Atingimos a marca de 96,5% de desempenho, mas, ao contrário de nos acomodarmos, estamos nos desafiando a atingir os 100% já no próximo levantamento.”

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…