Polícia procura por mãe que abandonou recém-nascido em Gravataí

Polícia procura por mãe que abandonou recém-nascido em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Polícia pede ajuda da comunidade por informações do caso. Telefones são: 51 – 984466892 – 51 994570239 – 51 984276813). Foto: Giro de Gravataí/Especial 

Ao cruzar a ponte sobre o arroio Barnabé, entre os bairros Bonsucesso e Planaltina, próximo do meio-dia desta sexta-feira (17), a moradora ouviu um choro abafado. O barulho vinha próximo de uma vegetação, que cerca toda extensão do arroio. Ao avistar um saco de lixo, notou movimentos e decidiu verificar. 

Continua Depois da Publicidade

Ao abrir ecoou o choro de desespero de um recém-nascido, de sexo masculino. Chovia de forma exponencial no momento. Os espasmos do menino não só denotavam sua vontade de viver, já que naquelas condições, com parte do cordão umbilical ainda em si, seriam quase remotas, mas também por conta dos visíveis sinais inicias de hipotermia.

Ao perceber tratar-se de uma criança, a mulher levou o menino para a Polícia Civil. Ele, então, foi levado ao Hospital Dom João Becker. Lá confirmaram ser um recém-nascido, oriundo um possível parto caseiro. O menino sobreviveu, teve sua temperatura estabilizada e agora deve permanecer na casa de saúde até o início da próxima semana. 

Continua Depois da Publicidade

Investigação

Logo nas primeiras horas do fato, uma equipe da Delegacia da Mulher de Gravataí iniciou diligências. Segundo a delegada Luciana Generalli, a investigação busca agora identificar a mãe. “Nós iniciamos diligências. Claro, que primeiramente damos prioridade ao atendimento do bebê. Por sorte tivemos uma testemunha que encontrou a criança a tempo.

Provavelmente é um parto caseiro, mas estamos tentando apurar nas redes de atendimento de saúde do município alguma situação neste sentido. Buscas também foram feitas no local. Ainda não conseguimos imagens de câmeras de segurança da região para identificar essa mãe. Já a linha investigativa vai depender muito das diligências e provas que conseguirmos. 

Continua Depois da Publicidade

Pode se caracterizar um abandono de incapaz ou até mesmo uma tentativa de homicídio, ou infanticídio, se foi praticado pela mãe. A tipificação da conduta nós teremos mais adiante”, destacou a delegada responsável pela investigação. 

Como ajudar?

A polícia também acredita que informações de moradores sobre gestantes na região podem contribuir para a investigação. A Delegacia da Mulher de Gravataí recebe denúncias e informações sobre o fato pelos telefones 51 – 984466892 – 51 994570239 – 51 984276813. O sigilo dos denunciantes é garantido.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…