Tramita em Gravataí projeto que proíbe o uso de linguagem neutra em escolas

Tramita em Gravataí projeto que proíbe o uso de linguagem neutra em escolas
Continua Depois da Publicidade
Vereador Bombeiro Batista (PSD) é o proponente.

Tramita na Câmara de Vereadores de Gravataí um Projeto de Lei para proibir o uso de linguagem neutra nas escolas municipais. A proposta é do vereador Bombeiro Batista (PSD), que segundo ele, visa garantir o aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normativas legais vigentes no país. 

Continua Depois da Publicidade

O assunto é polêmico e também visto em outras cidades. Na última quarta-feira (04) o mesmo projeto foi aprovado em Porto Alegre. No texto-base o vereador exemplifica como os pronomes estão sendo inseridos na alfabetização dos alunos, apontando prejuízos ao desenvolvimento principalmente das crianças durante a alfabetização .

“A dita linguagem “neutra” propõe que troquemos a vogal marcada, substituindo “os alunos” e “as alunas” por artimanhas linguísticas como “xs alunxs” ou “@s alun@s”. O motivo seria que a utilização do masculino genérico – por exemplo, quando usamos “os alunos” para nos referirmos a uma sala com meninos e meninas – supostamente revelaria uma característica sexista de nossa sociedade. A linguagem “neutra” buscaria solucionar esse problema. Obviamente, é uma noção extremamente equivocada”. 

Continua Depois da Publicidade

”A linguagem “neutra” não torna a língua apenas impraticável fora do papel, já que os “x” e “@” são impronunciáveis. Não é apenas uma confusão inofensiva. O uso da linguagem “neutra”, prejudica inúmeras pessoas com problemas de dislexia ou problemas visuais.

A grafia de termos recorrentes nessa linguagem impossibilita sua leitura por softwares que fazem leituras de textos para cegos. Da mesma forma, traz graves dificuldades ao processo de alfabetização”, diz outro trecho. 

Continua Depois da Publicidade

O projeto foi inserido na sessão da última quinta-feira (05) e deve passar pelas comissões nos próximos dias. Se aprovado em plenário pela maioria dos vereadores ele seguirá para sanção ou veto do prefeito municipal. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

De calamidade à situação de emergência; o que muda para Gravataí e Cachoeirinha com a reclassificação?

De calamidade à situação de emergência; o que muda…

  O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública desde 1º de maio em razão dos eventos climáticos…
Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia consecutivo

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia…

  O nível do Rio Gravataí segue baixando de forma gradativa desde o último dia 14. Na região do Caça e…
Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida por aplicativos

Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida…

  O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital investiga a morte do morador de Gravataí Rafael Calvetti, de…