Frente Parlamentar é proposta em Gravataí para aumentar leitos e serviços hospitalares na região

Frente Parlamentar é proposta em Gravataí para aumentar leitos e serviços hospitalares na região
Continua Depois da Publicidade
Levantamento foi feito pelo vereador de Gravataí, Cláudio Ávila. Foto: Eduardo Torres/Especial 

Um levantamento feito pelo vereador de Gravataí, Cláudio Ávila, apontou que em dois anos, mesmo durante o período pandêmico, 81 leitos SUS foram perdidos entre os hospitais de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão. O dado é do DATASUS e faz parte dos relatórios do Ministério da Saúde.

Continua Depois da Publicidade

Foi a partir disso que o parlamentar apresentou nesta última quarta a proposta de abertura para uma Frente Parlamentar pela Ampliação de Leitos Hospitalares e Serviços de Saúde no Vale do Gravataí. 

“Este é um ano eleitoral, e certamente todos os candidatos ao governo estadual, presidência, ao Congresso ou à Assembleia terão a questão da saúde pública como ponto central dos seus programas de governo. É momento do parlamento de Gravataí ter protagonismo e buscar soluções concretas para um problema que é sentido diariamente pela população.

Continua Depois da Publicidade

O déficit de leitos vem acompanhado da falta de especialistas e das filas intermináveis por exames e consultas. O investimento no SUS para a região que tem a quarta maior economia do Estado precisa ser prioridade dos próximos governantes”, aponta o vereador.

Atualmente, o Hospital Dom João Becker, mantido pela Santa Casa, que também atende à saúde particular e de convênios, conta com 123 leitos SUS. São 11,5% a menos do que em abril de 2020, mesmo com a existência de uma pandemia neste período. Em uma cidade que beira os 300 mil habitantes, é evidente a insuficiência estrutural para atender à demanda, por isso, como reforça o vereador, é preciso tratar o tema regionalmente.

Continua Depois da Publicidade

“Temos na região dois hospitais 100% SUS, em Cachoeirinha e em Alvorada. Enquanto vemos em Gravataí a perspectiva de investimentos para ampliação e reestruturação do Dom João Becker, ainda sem que fique claro quanto disso será dedicado ao SUS, não temos uma posição do Estado ou da Fundação Universitária de Cardiologia sobre a perspectiva de ampliação de leitos. É um problema de toda a população da região”, argumenta o vereador.

Para que se tenha uma ideia, no Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, há apenas 81 leitos SUS _ 42% a menos do que dois anos atrás _ para atender a um município de 132 mil habitantes e muito mais. A estimativa é de que quase 40% dos atendimentos são de pacientes de fora de Cachoeirinha. Destes, 86% são de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o vereador Cláudio Ávila, a intenção com a Frente Parlamentar é fomentar o debate e ouvir representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde, além dos gestores dos hospitais da região. E apresentar aos candidatos das eleições 2022 o que for diagnosticado neste trabalho.

“Há uma verdadeira caixa-preta da saúde, no município e fora daqui, que afeta a vida da população que mais precisa do poder público. Nosso esforço neste mandato é abrir esta caixa-preta, com a busca de informações para ajudarmos a encontrar soluções”, conclui Cláudio Ávila.

Continua Depois da Publicidade

Protocolado nesta quarta, o projeto de decreto legislativo agora será avaliado pelas comissões na Câmara de Vereadores antes de ser votado em plenário.

Confira a situação dos quatro hospitais da região: (dados DATASUS)

_ Hospital Dom João Becker: 123 leitos SUS (139 leitos SUS em abril de 2020)

_ Hospital Padre Jeremias: 81 leitos SUS (141 leitos SUS em abril de 2020)

Continua Depois da Publicidade

_ Hospital de Alvorada: 90 leitos SUS (97 leitos SUS em abril de 2020)

_ Hospital Caridade de Viamão: 277 leitos SUS (275 leitos SUS em abril de 2020)

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cachoeirinha inicia força-tarefa para emissão das certidões dos desabrigados

Cachoeirinha inicia força-tarefa para emissão das certidões dos desabrigados

  Em uma união de esforços do Poder Judiciário com o Registro Civil, com o apoio da OAB Cachoeirinha e da…
Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital pela Papa João XXIII está liberado

Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, atualizou, no final da tarde desta segunda-feira (13), a situação nas entradas e saídas de Cachoeirinha…
Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…