MP pede cassação de Miki e Maurício da Prefeitura de Cachoeirinha, além da inelegibilidade dos dois

MP pede cassação de Miki e Maurício da Prefeitura de Cachoeirinha, além da inelegibilidade dos dois
Continua Depois da Publicidade

O Ministério Público emitiu um parecer pedindo a cassação da chapa que elegeu Miki Breier e Maurício Medeiros à Prefeitura de Cachoeirinha. O documento assinado pelo procurador regional eleitoral José Osmar Pumes na última segunda-feira (31) é contrário à decisão anterior da Justiça, que absolveu os dois das acusações por abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral de 2020.

Continua Depois da Publicidade

Além da cassação dos mandados dos prefeitos afastado e em exercício, o parecer pede que ambos fiquem inelegíveis por oito anos, contando das eleições de 2020, além de pedir condenação à multa. O documento ainda recomenda a realização de novas eleições no município para os cargos de prefeito e vice.

O documento do MP será analisado pelo relator do processo, que vai decidir se arquiva ou encaminha para julgamento pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Caso a opção seja pelo prosseguimento, o caso será julgado por cinco desembargadores.

Continua Depois da Publicidade

Independente da decisão, ainda existe a possibilidade de recurso. No entanto, já existem precedentes de prefeitos e vices que foram afastados imediatamente. Neste caso, o presidente da Câmara Municipal, Cristian Wasem (MDB), seria empossado como prefeito até a realização de novas eleições.

A reportagem do Giro de Gravataí tentou contato com a defesa do prefeito afastado, Miki Breier, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem. Já o prefeito exercício, Maurício Medeiros, afirmou não estar preocupado. “O promotor está no papel dele, que é de acusar. Mas a juíza (na primeira instância) já ouviu testemunhas, analisou o caso e julgou improcedente. Temos que aguardar o colegiado, mas tenho a consciência tranquila, não fizemos nada de errado”, argumentou.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

De calamidade à situação de emergência; o que muda para Gravataí e Cachoeirinha com a reclassificação?

De calamidade à situação de emergência; o que muda…

  O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública desde 1º de maio em razão dos eventos climáticos…
Com a baixa gradual da água, força-tarefa para limpeza das ruas inicia em Cachoeirinha

Com a baixa gradual da água, força-tarefa para limpeza…

  Na manhã desta segunda-feira (20), a Prefeitura de Cachoeirinha, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SMISU) e…
Casal é preso por deixar a filha de 3 anos em abrigo de Cachoeirinha

Casal é preso por deixar a filha de 3…

  Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na madrugada deste sábado (18), em Cachoeirinha. Conforme a 1ª…