Operação em Gravataí e Cachoeirinha mira quadrilha de estelionatários 

Operação em Gravataí e Cachoeirinha mira quadrilha de estelionatários 
Continua Depois da Publicidade
Ao todo, 21 mandados são cumpridos em Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Porto Alegre, Caxias do Sul e Palhoça. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma operação da Delegacia de Repressão Roubo e Furto de Cargas cumpre 21 mandados de busca e apreensão em Gravataí, Cachoeirinha e outras quatro cidades, sendo uma delas em Palhoça, no estado vizinho, Santa Catarina. A investigação, iniciada em 2020, busca desmantelar um grupo criminoso que atuava no chamado ‘Golpe da Arara’.

Continua Depois da Publicidade

Até o momento, conforme a Polícia Civil, uma pessoa foi presa por posse de munição. Produtos sem nota fiscal, celulares e munições também foram localizadas nas residências dos alvos. A reportagem do Giro de Gravataí busca confirmar os endereços alvos na região. 

Entenda o golpe

O “golpe da arara” consiste no seguinte: os estelionatários criam uma empresa legal, com o único fim de aplicar golpes. Em grande parte dos casos, utilizam documentos falsos ou furtados. Os ramos preferidos são mercados, empresas de representação comercial, distribuidora de alimentos, de material de construção, de gêneros alimentícios e do ramo agrícola. Os golpistas, durante meses, efetuam compras no mercado de forma correta, pagando sempre à vista ou dentro do prazo estabelecido, conquistando a plena confiança do cliente.

Continua Depois da Publicidade

Em seguida, com a confiança do cliente já conquistada, o golpista encomenda grandes estoques, de diferentes empresas, pagando com cheques pré-datados ou notas promissórias, e desaparece da cidade com as mercadorias, as quais serão revendidas por preços abaixo da tabela. As vítimas, ao perceberem que caíram em um golpe, gritam como a arara, razão pela qual o golpe leva este nome.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital pela Papa João XXIII está liberado

Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, atualizou, no final da tarde desta segunda-feira (13), a situação nas entradas e saídas de Cachoeirinha…
Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…