• Geral
  • 29 de agosto de 2021

Instituto Federal de Gravataí passa a integrar o Comitê da Bacia do Rio Gravataí

Instituto Federal de Gravataí passa a integrar o Comitê da Bacia do Rio Gravataí
Continua Depois da Publicidade
O presidente do comitê, Sérgio Cardoso, e o diretor-geral do campus IFSul, Marco Antônio da Silva Vaz. Foto: Divulgação

O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Gravataí, é a mais nova entidade integrante do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Gravatahy. Uma reunião entre o presidente do comitê, Sérgio Cardoso, e o diretor-geral do campus, Marco Antônio da Silva Vaz, na manhã da última sexta, oficializou a aproximação da instituição que reúne, atualmente, 251 estudantes, ao colegiado que tem como missão as definições das políticas públicas para os recursos hídricos no presente e no futuro.

Continua Depois da Publicidade

“Temos como um dos propósitos do IFSul a aproximação com as comunidades locais, e buscando ocupar um papel importante em ações que resultem em desenvolvimento social e econômico sustentáveis. As políticas públicas para os recursos hídricos são fundamentais para o futuro da humanidade. Nada mais adequado que trazermos educação, ciência e tecnologia para este colegiado com potencial de transformação social”, resume Vaz.

Segundo ele, a intenção inicial do IFSul, aproximando a sua comunidade escolar do Comitê, e também aproximando o Comitê da sua realidade acadêmica, é articular ações de educação ambiental envolvendo estudantes e a comunidade. “E isso certamente resultará em ações de extensão e pesquisa aqui dentro”, avalia o diretor-geral do campus.

Continua Depois da Publicidade

“Termos a academia e cada vez mais entidades preocupadas com a educação e a pesquisa dentro do Comitê é um dos nossos objetivos para os próximos anos. É essencial que toda a nossa discussão esteja sempre baseada na ciência, como um espaço de troca de experiências e conhecimento sobre a sustentabilidade na nossa região”, afirma o presidente do Comitê, Sérgio Cardoso.

O campus de Gravataí é o segundo a fazer parte do Comitê Gravatahy. O IFRS, de Viamão, é um dos participantes, inclusive, da atual diretoria do colegiado.

Continua Depois da Publicidade

Em Gravataí, o instituto encontra-se em fase de expansão. Oferece curso técnico integrado de Informática para Internet, com ingresso anual destinado a concluintes do Ensino Fundamental, e um curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com ingresso semestral para concluintes do Ensino Médio. O IFSul, campus Gravataí, recebe ainda aulas em EAD como polo associado da Universidade Aberta do Brasil, que permite o acesso a cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior, como Unipampa, UFRGD e o próprio IFSul.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…