Tecnologia já é realidade para alunos das 75 escolas municipais de Gravataí

Tecnologia já é realidade para alunos das 75 escolas municipais de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Fotos: Douglas Rosa

Em busca de qualificar ainda mais a aprendizagem dos alunos, a Prefeitura de Gravataí adquiriu cem lousas digitais para as escolas da rede municipal. Agora, além do tradicional quadro, os alunos podem aprender de forma muito mais interativa e dinâmica. Além de lousas, os aparelhos também funcionam como computador e Android, por possuírem acesso à internet.

Continua Depois da Publicidade

Entre os alunos, a euforia em ter um aparelho com tantas funções foi unânime. Quando questionados sobre como têm sido a experiência com a lousa, os pequenos Bernardo, Iris e Nicole, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEI) Barro Vermelho, já tinham a resposta na ponta da língua: “muito legal!”. Sentimento compartilhado, também, por João Pedro, aluno do 7° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ladislau de Oliveira Nunes.

Fotos: Douglas Rosa

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, o investimento de mais de R$ 3 milhões na compra dos novos equipamentos é um marco na história da educação em Gravataí. “Desde que o nosso grupo assumiu a administração de Gravataí, muito se fez por aquilo que é uma das coisas de mais valor na vida de alguém: a educação. Nos governos do ex-prefeito Marco Alba, entregamos,  uniformes, material escolar e unificamos o modelo de ensino, além de muitas coisas. Agora, avançamos mais, ofertando o mundo para as nossas crianças, por meio da internet e destas lousas digitais”, lembrou Zaffa.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a Smed, todas as escolas da rede receberam, ao menos, um aparelho. “O intuito é promover um ambiente mais digital e, consequentemente, mais atrativo, aos alunos. A tecnologia avançou e a educação não pode ficar para trás”, destacou a secretária municipal da Educação, Magda Ely.

Fotos: Douglas Rosa

A nova ferramenta tem proporcionado um ensino com novos recursos. A diretora da EMEI Barro Vermelho, Greice Rodrigues, afirmou ser muito interessante a interatividade dos alunos com o aparelho.  “As lousas têm sido enriquecedoras tanto para os alunos quanto para os professores. A interatividade e a facilidade de desenvolver as atividades, prendem, facilmente, a atenção dos pequenos, que, consequentemente, aprendem mais rápido”, contou Greice.

Continua Depois da Publicidade

O que é a lousa digital?

A lousa digital é como uma grande tela de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Nela, é possível encontrar, em termos de recursos de um computador de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet. Com a tela, o professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Além disso, é possível navegar na internet com os estudantes e criar ou utilizar jogos e atividades interativas.

Fotos: Douglas Rosa
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…
Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

  Desde a última terça-feira (14), o Rio Gravataí apresenta uma baixa gradual. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a…