• Geral
  • 15 de julho de 2021

Governos de Gravataí e Taquara se reunem para resolver impasse no limite dos municípios

Governos de Gravataí e Taquara se reunem para resolver impasse no limite dos municípios
Continua Depois da Publicidade
Foto: Paloma Vargas/Divulgação

Os moradores da localidade de Vira Machado, no limite entre Gravataí e Taquara, vivem um impasse, há anos, e que, agora, passa a ser dialogado entre as administrações públicas e as Câmaras de Vereadores dos dois municípios. A região, cartograficamente, fica em território taquarense, porém, a população de Taquara vota, estuda e utiliza os serviços de saúde de Gravataí, dos quais se sentem pertencentes. Na tarde desta quinta-feira, 15, o prefeito de Gravataí, Luiz Zafallon, e a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, reuniram-se para tratar do assunto.

Continua Depois da Publicidade

Ambos admitem que o assunto é complexo e que irá envolver mudança na legislação, em nível estadual, para uma possível alteração nas demarcações geográficas que limitam os municípios. No entanto, reconhecem a importância de encampar, de maneira colaborativa, esta demanda que traz reflexos para a comunidade daquela região. “Precisamos transpor para o mapa a divisa construída pelo imaginário coletivo no transcurso da história”, destacou o prefeito Zafallon.

São, aproximadamente, 16 quilômetros de extensão com propriedades rurais que, tecnicamente, estariam em solo taquarense. Porém, historicamente, a comunidade se identifica como moradora de Gravataí. “Vamos iniciar um trabalho de cooperação para não deixarmos os moradores desassistidos, principalmente, na manutenção das estradas, enquanto buscamos definir, oficialmente, essa questão. O importante é que existe interesse, pelo resultado, de todas as partes”, reforçou a prefeita Sirlei.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação

As câmaras dos dois municípios devem enviar ofício à Assembleia Legislativa informando a situação e a intenção das administrações em modificar o limite, transferindo aquela parte de terra para Gravataí. “Este momento só é possível graças ao diálogo e interesse em comum entre as duas cidades, que estão dando exemplo de união e compromisso com a municipalidade”, enfatizou o secretário de Administração de Taquara, Régis Souza.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

MP já autuou 65 estabelecimentos por preços abusivos na Região Metropolitana

MP já autuou 65 estabelecimentos por preços abusivos na…

  O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) autuou ao menos 65 estabelecimentos por comercializar produtos com preços abusivos.…
Caixa aguarda avaliação da perícia para reabrir agência alvo de ataque em Gravataí

Caixa aguarda avaliação da perícia para reabrir agência alvo…

  A Caixa Econômica Federal está à espera do resultado da perícia técnica para reestabelecer o atendimento na unidade da Parada…
Casal é preso por deixar a filha de 3 anos em abrigo de Cachoeirinha

Casal é preso por deixar a filha de 3…

  Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na madrugada deste sábado (18), em Cachoeirinha. Conforme a 1ª…