Preso em Gravataí assaltante de banco que liderava a lista dos mais procurados do RS

Preso em Gravataí assaltante de banco que liderava a lista dos mais procurados do RS
Continua Depois da Publicidade
Claiton da Silva Mallet, o ‘Alemão’ estava foragido desde o dia 14 deste mês. Ele também é irmão de um outro notório ladrão; Leonardo da Silva Mallet, o ‘Gigio’. 

Uma ação da Brigada Militar de Gravataí deu fim à fuga de um dos mais procurados assaltantes de banco do RS. Considerado imprevisível por conta do seu histórico de fugas e confrontos, Claiton da Silva Mallet, o ‘Alemão’ ou ‘Gringo’ foi preso em Gravataí por policiais militares da Força Tática.

Continua Depois da Publicidade

Passava da meia noite deste domingo (27) quando os policiais avistaram o criminoso na Travessa Mutirão – divisa entre os bairros Nova Conquista e Rincão da Madalena. Ao perceber a presença dos militares, ele tentou fugir, mas acabou sendo capturado. Condenado até 2042, Alemão ostenta um histórico de crimes, entre eles o resgate de comparsas e o envolvimento em sequestros. Na última vez que esteve preso, também era investigado por envolvimento com uma quadrilha de roubo de veículos na Região Metropolitana.

De crimes notórios, Alemão também foi protagonista. Ele foi investigado e depois condenado por participar do resgate do preso Enivaldo Farias (Cafuringa), em 2005, em Montenegro, no Vale do Sinos. Cafuringa também tem envolvimentos em assaltos a agências bancárias e ainda com crimes cometidos fora do país. Ele foi preso em 2005 em São Paulo e esteve detido em presídio federal no Paraná.

Continua Depois da Publicidade

O resgate  

Preso na época, Cafuringa simulou uma briga quando estava detido na Penitenciária de Montenegro. Ele e outro detento, Milton Finotti, ainda cortaram partes do corpo para que pudessem receber atendimento médico. Durante deslocamento por uma estrada da região do Vale do Caí, houve uma emboscada e o agente penitenciário Jair Fiorin foi assassinado.

Os detentos foram resgatados e, entre os envolvidos na ação, a polícia identificou Claiton Mallet (Alemão). Ao todo, dez homens participaram da ação. Em abril de 2012, ele foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão por este fato. Cinco meses depois, o irmão dele, Leonardo Mallet, o ‘Gigio’ – braço direito de Cafuringa, também envolvido com roubos a banco e formação de quadrilha, foi condenado pelo crime.

Continua Depois da Publicidade

Em abril deste ano, Alemão recebeu a progressão de regime, e foi solto da Cadeia Pública de Porto Alegre após se comprometer com o uso de tornozeleira.  No dia 14 de junho a 1ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre expediu um novo mandado de prisão contra Alemão, que se encontrava na condição de foragido.

Além da prisão do criminoso, um segundo homem também foi preso durante as diligências. Ele não teve o nome revelado, mas de acordo com a Brigada Militar (BM) carregava uma bolsa com diversas porções de droga, além de dinheiro. Durante a revista, ele confessou pertencer a uma organização criminosa responsável pela traficância no bairro. A droga e o suspeito foram também apresentados na Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…