Gidião Monteiro | A crise é para todas as empresas, mas algumas sairão mais fortes desta pandemia

Gidião Monteiro | A crise é para todas as empresas, mas algumas sairão mais fortes desta pandemia
Continua Depois da Publicidade
No home office o mais importante são as entregas e os resultados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A economia está sendo muito afetada em todos os seus segmentos e exigiu que os gestores das organizações construíssem ações rápidas com a necessidade de rever o seu planejamento especialmente de curto e médio prazo. Este é um cenário que realizar gestão de crise, encontrando metodologias para reduzir impactos provocados por um fator externo envolve os dois lados da gestão, o racional e o emocional.

Continua Depois da Publicidade

A crise é para todas as empresas, mas algumas sairão mais fortes desta pandemia, líderes que neste momento estão com equipes coesas e com o ambiente organizacional maduro entre seus membros terão êxito neste cenário adverso. Neste momento destaco que as lideranças das organizações possuem três papéis fundamentais neste cenário sendo: O primeiro diz respeito ao estabelecimento de confiança entre as pessoas; a confiança é sustentada por três pilares: transparência, senso de justiça e envolvimento das pessoas.

O segundo papel da liderança é construir conexão e segurança na equipe neste cenário tão instável e adverso que transforma-se diariamente e impacta o emocional das pessoas. O terceiro papel do líder neste momento é tomar decisões pensando nas pessoas e nos negócios com o foco na reinvenção de seu perfil, nas competências e na empresa.

Continua Depois da Publicidade

O mundo e as atividades não param, as rotinas de trabalham sofreram alteração e hoje estamos em home office e várias empresas irão dar continuidade e adaptar-se a esta nova forma de desenvolver as atividades laborais. No home office o mais importante são as entregas e os resultados quebrando o paradigma de que praticamente tudo dependia de atividades presenciais.

Toda crise traz consigo novas oportunidades, os mercados são internacionalizados e digitais, mas seguramente as relações humanas foram as mais impactadas, estamos passando mais tempo em casa, estamos observando novos detalhes e refletindo que tudo muda tão rápido, a vida, o trabalho, o mundo, as relações e a nossa forma de pensar.

Continua Depois da Publicidade

Estamos desconstruindo antigos hábitos, construindo novos, mas o mais importante diz respeito ao nosso lado humano, desenvolvemos novas habilidades, o afeto está em evidência, aumentou nosso desapego por detalhes que achávamos indispensáveis e a solidariedade está falando mais alto. São tantos os aprendizados nestes dias de pandemia, quebramos vários paradigmas, do trabalho, da gestão e refletimos que as pessoas mudam, mas nada substitui elas.

Neste cenário é que realmente compreendemos que as atitudes e as pessoas protagonista vão muito além de impactar as empresas, as pessoas e o trabalho, elas exploram oportunidades, evitam a zona de conforto e simplesmente fazem a diferença. E você é um protagonista?

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cerca de 600 mil micro e pequenas empresas foram diretamente afetadas pelos alagamentos no RS

Cerca de 600 mil micro e pequenas empresas foram…

  De acordo com estimativa do Sebrae RS, cerca de 600 mil micro e pequenas empresas foram afetadas diretamente em todo…
Redução do poder de compra do consumidor afeta duas em cada cinco empresas gaúchas

Redução do poder de compra do consumidor afeta duas…

  A bimensal Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS ouviu empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e…
Feirão de Empregos em Cachoeirinha ofertará vagas na indústria, comércio e serviços

Feirão de Empregos em Cachoeirinha ofertará vagas na indústria,…

  Na próxima segunda-feira, 25 de março, ocorrerá mais uma edição do Feirão de Empregos em Cachoeirinha. Promovido pela Prefeitura e…