• Geral
  • 25 de maio de 2021

Manifestação contra a proibição das carroças reúne centenas em Gravataí

Manifestação contra a proibição das carroças reúne centenas em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Carroceiros se reuniram em frente à Câmara. Foto: Juliano Piasentin/Giro de Gravataí

A tarde desta terça-feira (25) foi mais uma vez agitada em frente a Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí. Centenas de manifestantes protestaram contra o Projeto de Lei nº 65/2021, de autoria da vereadora Márcia Becker (MDB), busca a proibição do uso de carroças na área urbana do município.

Continua Depois da Publicidade

A manifestação foi uma forma encontrada pelos carroceiros da cidade que tem na utilização dos cavalos a única forma de sustentar suas famílias. Segundo eles, a situação piorou com a pandemia. O carroceiro João Silva afirmou que os R$150 reais do auxílio emergencial são utilizados para comprar o gás do mês, além de um quilo de feijão, um quilo de arroz e mais o azeite, não restando muito para outras necessidades.

Gabriela relatou que em seu caso o pai já é idoso e não tem condições de puxar um carrinho de materiais reciclados pela cidade e assim a sua única forma de trabalho é a carroça, com o cavalo sempre bem cuidado. Sua amiga Carine da Silva reforçou que os animais são bem cuidados, sempre bem alimentados, com ferraduras apropriadas além da saúde, Sendo assim é contrária ao projeto, que “coloca todos no mesmo barco”, ela e outros carroceiros se declaram a favor das punições aplicadas em caso de maus tratos.

Continua Depois da Publicidade

Do outro lado da história está a vereadora Márcia Becker (MDB), que chegou a Câmara durante o protesto e afirma não ter recebido nenhuma reivindicação sobre alguma mudança no projeto, ao contrário, vem recebendo ameaças. Sobre a manifestação diz que era uma pressão esperada desde sua apresentação e que está disponível para conversar com representantes dos carroceiros, desde que agendado com sua assessoria.

Uma reunião está marcada para às 14h desta quarta-feira (26), o encontro terá a presença de um representante dos condutores dos veículos, um representante do poder Legislativo além de um representante do Poder Executivo, enquanto isso uma nova manifestação foi convocada para a semana seguinte no dia 1º de junho.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…