Menino de oitos anos agredido | Conselho Tutelar pediu que criança fosse encaminhada ao acolhimento em 2019

Menino de oitos anos agredido | Conselho Tutelar pediu que criança fosse encaminhada ao acolhimento em 2019
Continua Depois da Publicidade

Na última terça-feira (06), quando fugiu da casa onde morava com a mãe no Breno Garcia, procurando ajuda após ser agredido e sofrer uma fratura no ombro, o menino de oito anos, que terá sua identidade preservada, não estava vivendo o primeiro capítulo de violência em sua vida.

Continua Depois da Publicidade

A reportagem do Giro de Gravataí apurou que em 2019, o garoto foi deixado pela mãe na casa de uma vizinha. A mulher o levou a um posto de Saúde, onde os profissionais, então, chamaram o Conselho Tutelar. Diante da situação, o Conselho sugeriu que o menino fosse encaminhado ao serviço de acolhimento, o que acabou não acontecendo.

Nossa reportagem também descobriu que a conselheira Cristiane Moreira do Conselho Tutelar Leste foi a responsável pelo pedido na época. Questionada sobre qual foi a resposta que obteve, ela explicou que não poderia comentar. “Como é uma questão envolvendo criança, não posso entrar em detalhes sobre o caso e as respostas que tivemos”, explicou.

Continua Depois da Publicidade

A conselheira, no entanto, entende que se sua sugestão tivesse sido acolhida, a história teria um desfecho diferente. “Este menino não estaria com a genitora devido ao histórico dela com os outros filhos por maus-tratos e, também o seu uso de drogas. O acolhimento e o judiciário fariam um estudo entre os familiares para ver qual núcleo familiar poderia receber ele”, comentou.

O garoto possui cinco irmãos, sendo que quatro deles já haviam sido levados para morar com familiares, ficando apenas o menino e um bebê com a mãe. Após os exames desta semana constatarem as lesões, os dois foram encaminhados ao acolhimento. Moradores do Loteamento Breno Garcia informaram que a mãe deixou o local onde morava.

Continua Depois da Publicidade

Cristiane ainda revelou que casos assim acontecem em diversas regiões da cidade, tanto em locais mais pobres, como com famílias de classe alta. “O Conselho Tutelar atua em todos os casos. Mas, muitas vezes, quando são pessoas ricas, não recebemos informações. Os vizinhos, as escolas não nos procuram, por isso acontecem casos como o do menino, morto pelo vereador e pela mãe, no Rio de Janeiro”, revelou.

A conselheira ainda explicou que não é o Conselho que “tira” a criança de uma família, mas que existe uma rede de proteção. Quando verifica um situação, o órgão encaminha o caso para o setor competente, seja o Ministério Público, a Polícia, Cras, serviços de saúde, entre outros. Ela ainda pede que a população esteja atenta.

Continua Depois da Publicidade

“Normalmente, a escola são os olhos da sociedade. Sem aulas, a violência fica escondida dentro de casa. Por isso é importante que os vizinhos não fechem a janela, nos tragam a informação. Não é denunciar, é proteger. Como diz o slogan, não desvie o olhar, seu olhar deixa marcas”, pediu.

Procurado, o Ministério Público (MP) informou que por se tratar de um menor de idade, o caso tramita em segredo de justiça. Ainda segundo o órgão, na época, todas as medidas de proteção haviam sido tomadas. Durante o período houve o acompanhamento do menino, e informou que o novo fato está sendo apurado.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…