• Geral
  • 6 de abril de 2021

Gravataienses podem contribuir com instituições da cidade e abater os valores no Imposto de Renda

Gravataienses podem contribuir com instituições da cidade e abater os valores no Imposto de Renda
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Gravataienses podem contribuir com instituições da cidade e abater os valores no Imposto de Renda, ID: 36421

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

A Prefeitura de Gravataí é parceira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) no esforço de sensibilizar contribuintes, pessoas física ou jurídica, sobre a possibilidade de doação ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, também conhecido como Fundo para Infância e Adolescência (FIA), dedutível do Imposto de Renda (IR). O dinheiro é destinado a instituições, para a compra de material e até mesmo reforma de prédios. “É simples de fazer, e é um gesto cidadão de uma enorme grandeza”, comenta o prefeito Luiz Zaffalon, o Zaffa.

Continua Depois da Publicidade

A verba ajuda na compra de materiais, equipamentos e também pode ser utilizada para melhorar a infraestrutura dos prédios dessas instituições. As doações podem ser feitas em qualquer época do ano. Empresas e comércios podem fazer parte dessa corrente do bem. Além de divulgar a marca, essa é mais uma forma de ajudar projetos que beneficiam crianças e adolescentes do município.

Em Gravataí, diversas instituições participam dos editais para conseguir uma parte do dinheiro do fundo e entregar um serviço de qualidade a quem precisa. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Fundação Casa dos Sonhos são dois exemplos de que os valores realmente chegam ao destinatário e contribuem de maneira decisiva para essas causas.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a coordenadora e assistente social da Apae, Lígia Caliari, o fundo é muito importante: “Somos uma ONG sem fins lucrativos e não temos dinheiro para fazer as manutenções necessárias. Com certeza, sem este recurso não teríamos feito algumas obras”. Lígia lembra que assim foi feita a revitalização da fachada da associação. “Com o valor recebido do fundo pagamos a mão de obra e os materiais, revitalizamos toda a frente do nosso prédio, que estava com rachadura e sem pintura há anos”, lembra.

Dentre os serviços oferecidos pela Apae estão acompanhamento, melhoria da qualidade de vida, inclusão, desenvolvimento da autogestão, autodefensoria, convivência em família e garantia dos direitos de pessoas com deficiência. No site da associação é possível encontrar mais informações sobre os serviços.

Continua Depois da Publicidade

Casa dos sonhos

A Fundação Casa dos Sonhos também utiliza as doações do fundo, e o diretor executivo Amauri Rhoden reforça que, sem o fundo, a implementação de melhorias não seria possível. “Somos uma entidade sem fins lucrativos e dependemos de doações. Nosso foco é atender às crianças e adolescentes nas oficinas oferecidas, mas não sobra nada para investir em infraestrutura”, afirmou. Amauri lembra algumas das melhorias que foram possíveis por meio desses repasses. “Com esse dinheiro, conseguimos reformar o laboratório de informática, comprar dez novos computadores, uma televisão 58 polegadas, impressora e dois bebedouros”, disse.

Como doar?

A doação pode ser feita em qualquer mês do ano, mas somente poderá ser deduzida do Imposto de Renda Devido, referente ao ano-calendário em que a doação ocorrer, por ocasião da Declaração de Ajuste Anual, realizada no ano seguinte.

Continua Depois da Publicidade

O limite para dedução no Imposto de Renda Devido das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente é de 6% para pessoas físicas. As deduções não prejudicam as demais a que o contribuinte tem direito como: despesas médicas, educação, dependentes, pensão alimentícia e outras. Esse incentivo fiscal é concedido somente às pessoas físicas que utilizem o formulário completo na Declaração de Ajuste Anual.

Para as pessoas jurídicas a dedução é limitada a 1% do Imposto de Renda Devido em cada período de apuração, podendo usufruir desse incentivo fiscal somente pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real. Dessa forma, a possibilidade de doação fica assim:

Continua Depois da Publicidade

Pessoas Físicas – declaração completa

Até 30 de dez – 6% do imposto devido – pode escolher o destinatário. O recurso vai direto para a conta do FunCriança e a entidade capta através de projeto;

Até 30 de abril – 3% do imposto devido – a destinação vai para a receita Federal que depois transfere para o FunCriança de Gravataí;

Continua Depois da Publicidade

Pessoa jurídica – 1% do imposto de renda devido, declarado pelo Lucro Real.

Converse com seu contador e faça sua doação para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gravataí.

Banco do Brasil
Agência: 0883-4 – Conta: 600369
CNPJ: 14.762.656/0001-07
Para mais informações, você pode entrar em contato com o CMDCA no e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 99344.7920 e (51) 98565.5608.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…
Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…