• Geral
  • 23 de fevereiro de 2021

Farmácia do HDJB passa usar sistema de inteligência artificial

Farmácia do HDJB passa usar sistema de inteligência artificial
Continua Depois da Publicidade
Sistema é desenvolvido por empresa gaúcha. Foto: Nelson Dutra/HDJB Divulgação

A inteligência artificial é realidade em vários segmentos e na área da saúde não poderia ser diferente. O Hospital Dom João Becker passa a contar com uma ferramenta com essas características para a administração de medicamentos a seus pacientes. O NoHarm.ai é um software desenvolvido por uma empresa gaúcha, que mapeia a atuação da farmácia dos hospitais, alertando para duplicidades, interações medicamentosas, possíveis reações alérgicas e impactos nas funções renais e hepáticas dos pacientes. O robô chega ao HDJB para aumentar a segurança no tratamento e auxiliar médicos, farmacêuticos e profissionais da enfermagem.

Continua Depois da Publicidade

O NoHarm.ai atua por meio de dois algoritmos de automação para a triagem farmacêutica. O primeiro prioriza as prescrições mais críticas e o segundo indica potenciais erros de administração. “O sistema alerta para possíveis indicações de medicamentos fora do padrão e sinaliza resultados dos exames fora dos valores de referência. O uso de tecnologia pode contribuir para a maior segurança e efetividade na cadeia medicamentosa, tanto para pacientes, quanto para profissionais e instituição”, afirma a supervisora do serviço de Farmácia do HDJB, Arielen Dagostim. Outro fator positivo é a otimização do tempo, favorecendo a administração do medicamento com maior rapidez.

A ferramenta já é uma realidade na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e passa por implantação em outros hospitais do Rio Grande do Sul, bem como de Estados como Minas Gerais, Amazonas, Sergipe, Paraná e São Paulo.

Continua Depois da Publicidade

O sistema de inteligência artificial farmacêutica é mais uma novidade que a Santa Casa traz para a comunidade de Gravataí. “A tecnologia está aí para ajudar na pronta recuperação de nossos pacientes, por isso devemos lançar mão dela. O Hospital Dom João Becker está investindo em várias frentes para trazer ainda mais qualidade no atendimento em saúde para Gravataí e região”, afirma a gerente executiva do HDJB, Louise Chagas. Somente no mês de janeiro foram administradas mais de 117 mil unidades de medicamentos no hospital.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…
Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

  Desde a última terça-feira (14), o Rio Gravataí apresenta uma baixa gradual. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a…